segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Novos agentes de saúde passam por capacitação de combate a vetores

Novos agentes de saúde passam por capacitação de combate a vetores

Matéria publicada em 24 de setembro de 2019, 18:50 horas

 


Barra Mansa- Os agentes comunitários de Saúde (ACS), aprovados no último processo seletivo de Barra Mansa, em julho, participaram de uma capacitação na segunda (23) e nesta terça-feira (24), com o intuito de preparar esses 200 profissionais na prevenção da leishimaniose, dengue e demais doenças causadas por vetores.
Os encontros aconteceram no Parque Natural e Municipal de Saudade, no período da manhã e da tarde. As palestras são uma iniciativa da secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, e fazem parte da agenda municipal, que tem como objetivo o aprimoramento na atenção básica. Os novos agentes foram aprovados em julho e são atuantes nos Postos de Saúde da Família (PSF).
Antônio Marcos, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, enfatizou a importância da capacitação.
– Ela serve para que os agentes de saúde que entraram recentemente tomem ciência de como agir quanto as harboviroses. Antigamente, havia capacitações em relação a dengue. Infelizmente, agora não é mais só a dengue, o mesmo vetor, o Aedes aegypti, transmite também a zika e a chikungunya. Essas harboviroses tem nos preocupado bastante. As ações preventivas é o que podem solucionar ou contribuir no combate. Os agentes de saúde, diferentemente dos de endemias, estão distribuídos em regiões e em contato com o usuário diariamente – destacou o coordenador.
Antônio salientou ainda como será a atuação dos agentes.
– Não é mais a metodologia antiga do agente chegar e levar medicamentos ou marcar uma consulta. Agora eles irão além, orientando moradores quanto aos cuidados do quintal, destinação certa do lixo, atenção com água parada em pneus, tampar as caixas d’água entre outras medidas. Sempre abordando o morador com educação – disse.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document