quarta-feira, 19 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / OAB-BM doa uniformes para grupo de capoeira

OAB-BM doa uniformes para grupo de capoeira

Matéria publicada em 1 de agosto de 2018, 12:29 horas

 


OAB de Barra Mansa incentiva projeto de capoeira. (crédito Divulgação)

Barra Mansa – A Ordem dos Advogados do Brasil de Barra Mansa doou 45 uniformes para o grupo Abadá-Capoeira. A iniciativa faz parte do Projeto “Faz Direito Capoeira”, que atende alunos de 2 a 90 anos de idade. A entrega aconteceu na Estação das Artes, no Centro, durante a Semana da Capoeira, em comemoração ao Dia do Capoeirista, lembrado no próximo dia 3.

O mestre do grupo Abadá-Capoeira, Luiz Carlos Rocha, disse que os uniformes serão destinados aos alunos de destaque, que passarão a treinar na sede, localizada no Ilha Clube. Ainda de acordo com Pretinho, como é conhecido, a parceria com a OAB-BM é fundamental para a manutenção do projeto social, que atualmente oferece aulas gratuitas para cerca de 400 alunos  em 15 comunidades do município.

“Quando eu comecei a praticar capoeira, não tinha a roupa adequada. Dar um uniforme para um aluno é levantar sua auto-estima, incentivar a prática do esporte, além de motivar o nosso trabalho. É sempre importante quando temos parceiros que dão credibilidade à capoeira”, comentou.

O presidente da OAB-BM, Noé Garcêz, destacou sobre a importância do trabalho social do grupo Abadá-Capoeira, fundado em 1997 pelo mestre Pretinho. “Acreditamos no esporte como meio de inclusão social e de oportunidades. Os alunos com idade escolar devem estar matriculados, comprovar freqüência e com boas notas. O grupo é referência no município, trazendo uma perspectiva de vida para os jovens de comunidades carentes de Barra Mansa”, comentou.

O estudante Guilherme Castro, 17 anos, é um dos alunos de destaque que receberam a doação “Os uniformes são muitos importantes pra gente, porque ajuda a nos integrar no grupo. Muita gente que chega no grupo se sente acuada sem ele, ainda mais quando vamos treinar na sede do Abadá-Capoeira”, afirmou.

Projeto “Faz Direito Capoeira”

A doação de uniformes da OAB-BM integrou o projeto “Faz Direito Capoeira”, fundado em 2008 para estimular a prática da capoeira em Barra Mansa entre jovens, idosos e pessoas com deficiência. “Apresentamos o projeto para à OAB-BM que aceitou prontamente colaborar. O incentivo das entidades representativas da região tem muito valor para abranger ainda mais pessoas e dar continuidade ao trabalho”, destacou o advogado Sérgio Eduardo Rodrigues, coordenador do “Faz Direito Capoeira”

Segundo Eduardo Rodrigues, o objetivo do Projeto Faz Direito Capoeira é tornar o esporte referência de profissão para os alunos. “Formamos capoeiristas de Barra Mansa que seguiram na carreira e foram se apresentar, dar aula na Europa. A capoeira propicia uma vida digna e respeitável a estes alunos”, disse.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document