Obras da clínica de hemodiálise estão prontas em Volta Redonda

by Diário do Vale
clinica

Ainda sem funcionar: Capacidade da clínica, no Retiro, será de 200 pessoas
(Foto: ACs/PMVR)

Volta Redonda- A Clínica de Hemodiálise Volta Redonda – um investimento privado de R$ 7 milhões feito pelo grupo CDR, do Rio de Janeiro – está concluída, com obras civis prontas e equipamentos instalados. Para entrar em funcionamento, a clínica só precisa da liberação dos órgãos estaduais (Vigilância Sanitária) e federais (credenciamento junto ao Ministério da Saúde). Os trâmites para a liberação já estão adiantados.
Com a entrada em operação da clínica, que tem capacidade para atender 200 pacientes por dia, cerca de 100 pacientes renais de Volta Redonda deixarão de viajar para municípios como Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Angra dos Reis e Paracambi, para realizar a hemodiálise, procedimento muito desgastante, já que cada sessão – podem ser até três por semana – chega a durar a durar quatro horas.
No total, 167 pacientes fazem tratamento por hemodiálise em Volta Redonda. Com a inauguração da clínica, pacientes de outras cidades do entorno também passarão a ser atendidos, já que há carência de clínicas de hemodiálise na região.
O médico Murilo Tatagiba, diretor técnico do grupo CDR, ressaltou a qualidade do atendimento que a clínica terá, com máquinas importadas de última geração.
– Nós somos um grupo de médicos empreendedores, corajosos, do Rio de Janeiro, que estamos apostando e acreditando na cidade, onde estamos investindo de R$ 7 milhões em uma clínica. Esta é a maior e melhor clínica da região: são 40 máquinas importadas da Alemanha, de última geração – afirmou, ressaltando o apoio do Poder Público Municipal para o empreendimento. “Contamos com a boa vontade do prefeito Antônio Francisco Neto que sempre foi muito solícito, para nos ajudar vencer a burocracia do credenciamento. É uma clínica de luxo para atender os pacientes do SUS e convênios”, enfatizou o diretor técnico.
A médica nefrologista Alessandra Vieira Vargas, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, destacou a melhoria na qualidade de vida que a Clínica de Hemodiálise trará para os pacientes renais que deixarão de viajar para realizar o tratamento.
– A clínica construída em Volta Redonda vai melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes que precisam fazer o procedimento fora do município. O paciente perde praticamente o dia inteiro, porque o procedimento dura até 4 horas, e há o tempo de viagem, que pode chegar a 2 horas em alguns casos. Isso é repetido pelo menos três vezes por semana. Então, fazer o tratamento aqui vai representar um enorme ganho na qualidade de vida deles, com o tempo gasto no atendimento reduzido e não haverá o desgaste físico e emocional com viagens – afirmou.

Apoio

O início da construção da clínica foi anunciado em abril de 2014, pelo prefeito Antônio Francisco Neto, que afirmou que a prefeitura daria todo o apoio para o investimento, em termos de agilizar os processos de licenciamento, uma vez que a Clínica de Hemodiálise irá atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Neto também sugeriu aos proprietários da empresa que mudassem o local de instalação da clínica, que inicialmente seria montada em um prédio anexo ao Hospital Municipal Munir Rafful (Hospital do Retiro).
– Há algum tempo atrás nós cedemos um espaço de dois andares para o UniFoa, no anexo do Hospital do Retiro, e com autorização do centro universitário nós cedemos um dos andares para a clínica. Mas após um entendimento, nós achamos que seria mais rápido e mais produtivo se a clínica se instalasse em outro espaço, fora do hospital. Eles então adquiriram um espaço na Avenida Retiro, onde vão instalar a nova clínica – relatou o prefeito, na época.
Neto ressaltou ainda que o Poder Público se comprometeria a ajudar nos trâmites para o licenciamento da clínica junta à Vigilância Sanitária Estadual e o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, já que a hemodiálise é um procedimento pago com verbas específicas do SUS para este procedimento.
– O nosso principal objetivo é evitar que estes pacientes tenham que se deslocar para outros municípios, e passem a fazer a diálise, que é um procedimento desgastante, aqui no município – pontuou Neto.

Clínica

A Clínica de Diálise de Volta Redonda será uma filial de uma clínica especializada que funciona há 20 anos no Rio de Janeiro, sendo referência no procedimento. A clínica funcionará na Avenida Retiro, número 3.140.
O empreendimento tem uma área total construída de 1.475,30 metros. No primeiro pavimento ficam o saguão de atendimento, as salas para nutricionistas, psicólogos, administração, sala de emergência, sala de manutenção e preventiva, recepção, além de salas de hemodiálise separadas em dois módulos: o módulo principal com 32 máquinas e um segundo módulo com oito máquinas, para pacientes que precisam de isolamento. No segundo pavimento está localizado a parte funcional, com sala de reunião, sala de treinamento, divisão de tratamento da água (utilizada no tratamento), cozinha, refeitório, e banheiros masculino e feminino.
A clínica conta com um sistema de abastecimento de água reforçado, já que em cada sessão de hemodiálise são consumidos cerca de 250 litros de água. A caixa d’água principal é de 100 mil litros, mas ainda há quatro caixas d’água de 10 mil litros e uma de 5 mil litros por medida de segurança. A caixa d’água de 100 mil litros é uma exigência para garantir o funcionamento da clínica por até 48 horas, no caso de desabastecimento total. Á água passa por um tratamento especial para o uso.

You may also like

4 comments

Al Fatah 29 de maio de 2016, 18:38h - 18:38

Investimentos na saúde, sejam particulares ou públicos, são sempre bem vindo. Eu só imagino por que a ciência, tão evoluída em algumas áreas, ainda não criou um dispositivo intra-abdominal que faça as vezes das enormes máquinas de hemodiálise, que por si só são um grande feito tecnológico, ou até mesmo um rim artificial… É verdade que as pesquisas científicas evoluem mais onde suas criações rendam mais dinheiro, como na computação, mas não deixa de ser estranho…

Maniac 29 de maio de 2016, 18:29h - 18:29

Estão de parabéns! Vão mitigar muito o sofrimento dos renais crônicos!

Yvonny 29 de maio de 2016, 17:58h - 17:58

Quero trabalhar nessa clínica, como faço? Ninguém fala nada sobre vagas de emprego para essa clínica nem para o hospital regional. Será que as vagas já estão garantidas e separadas para os conhecidos????!!!!!!!

Paulo Roberto 29 de maio de 2016, 17:51h - 17:51

Claro que a prefeitura tem que dar todo apoio para a instalação dessa clínica, pois é uma vergonha ter deixado a cidade, a maior do sul fluminense e com uma das maiores arredações do interior do estado, sem esse tratamento.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996