segunda-feira, 18 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Obras de reforma e ampliação do Cais Aterrado serão entregues

Obras de reforma e ampliação do Cais Aterrado serão entregues

Matéria publicada em 16 de junho de 2016, 18:50 horas

 


cais aterrado internacao

Cais Aterrado atende urgências e emergências clínicas e de Saúde Mental, dentro da Rede de Urgência e Emergência de Volta Redonda (Foto: Divulgação/PMVR)

 

Volta Redonda – A obra de reforma e ampliação do Centro de Assistência Intermediária Dr. Nelson dos Santos Gonçalves – Cais Aterrado – será entregue à população nesta sexta-feira (17), em cerimônia marcada para as 18h30. O prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) e a secretaria municipal de Saúde, Marta Magalhães, participaram da inauguração.

O Cais Aterrado atende urgências e emergências clínicas e de Saúde Mental, dentro da Rede de Urgência e Emergência de Volta Redonda. A nova estrutura do centro conta com uma Sala Vermelha, destinada aos primeiros atendimentos à pacientes em risco de morte, com condições para atender até três pacientes; a Sala Amarela, com sete leitos, para dar suporte aos pacientes que aguardam transferência para internação hospitalar. Este espaço tem condições para a realização de exames, contando com assistência médica e de enfermagem 24 horas, além de um médico que será responsável pelo acompanhamento diário dos pacientes, prescrições e informações aos familiares.

Já a Sala Verde terá oito cadeiras para repouso e recuperação pós-procedimentos médicos ou de enfermagem, até a alta médica. A Sala Amarela, destinada à Saúde Mental, conta com três leitos, onde os usuários receberão os primeiros atendimentos. A unidade conta ainda com um consultório de Odontologia, para atendimento de urgências odontológicas. O investimento na obra foi de R$ 924 mil

Com o novo espaço será possível promover um atendimento mais qualificado e humanizado, utilizando o sistema de classificação de risco, que define a prioridade no atendimento dos usuários de acordo com a complexidade do caso.

 

O Cais

 

Seguindo a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, o Cais Aterrado conta com o sistema de Avaliação com Classificação de Risco, agilizando o atendimento a partir da gravidade do caso apresentado pelo usuário, e não pela ordem de chegada. Com o sistema, uma enfermeira classificará o risco destes usuários e os encaminhará para o atendimento médico dentro das prioridades estabelecidas pelo protocolo do Ministério da Saúde.

O centro contará com três médicos clínicos e com uma equipe de odontologia, além de uma equipe multidisciplinar com enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia; psicólogo, farmacêutico e assistente social para os devidos encaminhamentos. Após o atendimento médico, os pacientes poderão ser encaminhados para salas de medicação; nebulização; sutura; curativos e Sala Verde, onde ficarão em observação até que possam se recuperar para a alta.

A unidade também teve sua ambiência humanizada nas áreas de convivência e internação para pacientes da Saúde Mental e dependência química, em tratamentos de agravos ou desintoxicação, com criação de enfermarias masculina, feminina, para adolescentes e para pacientes em tratamento de desintoxicação.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    UFA até quem fim pareceu obra de igreja em seu prefeito quanto tempo os profissionais que trabalham nesse cais sofreram por estarem mau instalados naquele anexo, desconfortavel e mau ventilado parecendo ate cabeça de porco, eu que o defendo tanto fiquei decepcionado com essa demora kkkkkkkkkkk

  2. Avatar

    A população espera que funcione, principalmente a parte de emergência psiquiátrica. Sofre-se, a ponto de buscar auxílio judicial, para uma internação quando imperiosa em caso de grave crise. De qualquer modo, bom saber que foi aplicado dinheiro dos nossos impostos na melhoria do cais.

  3. Avatar

    Finalmente vão entregar. Depois de anos em obras paradas finalmente ficou pronto.

  4. Avatar

    Gostaria de saber se a pediatria voltará a atender no cais do Aterrado?

Untitled Document