Observatório Magnético completa 100 anos

by Diário do Vale

Vassouras – O Observatório Magnético de Vassouras (OMV), unidade do Observatório Nacional (ON) destinada ao estudo do campo magnético da Terra, completa 100 anos em 2015. Para celebrar a data, o ON promove, de 9 a 11 de novembro diversas atividades na cidade de Vassouras: palestras, visitas guiadas, observação do céu, lançamento de livro, exibição de documentário e inauguração de exposição sobre a história do OMV.
O campo magnético da Terra, chamado campo geomagnético, é uma das mais antigas descobertas científicas. É uma das formas na qual a energia se manifesta em torno de um corpo magnetizado ou de um condutor de corrente elétrica. No caso do campo geomagnético, a sua principal fonte são correntes elétricas que fluem no núcleo externo da Terra. Este campo gerado no núcleo pode ser detectado em todo o planeta e fora dele também, funcionando como um escudo que protege a Terra da radiação solar.
As variações mais expressivas do campo geomagnético podem gerar problemas nas telecomunicações, na rede elétrica, aumentar a incidência de doenças de pele, entre outras consequências. Esse campo protege a Terra da radiação solar e, sem ele, a vida como a conhecemos estaria comprometida, inclusive com o desaparecimento de diversas espécies animais e vegetais.
A variação do campo geomagnético é um fenômeno absolutamente natural, decorrente da dinâmica da Terra e do Sol, sobre a qual não é possível haver qualquer interferência humana. Conhecer o campo geomagnético é fundamental para compreender sua importância, seus impactos, suas variações e também para identificar as alterações naturais e diferenciá-las de outros fenômenos que podem ser provocados pela ação humana.

Primeiros levantamentos

O Observatório Nacional foi responsável por fazer os primeiros levantamentos geofísicos do território brasileiro. Com o objetivo de implementar um programa de observações magnéticas contínuas, em 1913 foi iniciada a instalação do Observatório Magnético de Vassouras. Em 1915, foi obtido o primeiro registro e desde então os dados sobre o campo magnético terrestre são gerados diariamente, ao longo desses 100 anos, sem interrupção. Hoje, o OMV faz parte da rede global de observatórios INTERMAGNET, que define os padrões de qualidade e orienta sobre instrumentação e aquisição de dados. Os resultados obtidos desde o início de seu funcionamento e a pesquisa científica atualmente colocam o Observatório Nacional em posição de destaque no cenário científico mundial.
O Observatório Magnético de Vassouras integra também a Rede Gravimétrica Fundamental Brasileira (RGFB), que reúne mais de 630 estações gravimétricas de alta precisão referidas ao gravímetro absoluto instalado em Vassouras. Implantada em 1978, sob o planejamento e coordenação do ON, a RGFB provê apoio inestimável às indústrias de mineração e de prospecção de hidrocarbonetos, aos laboratórios metrológicos e a comunidade de geociências e física.
Os 100 anos do Observatório Magnético de Vassouras representam um marco nas pesquisas geofísicas no Brasil. A reconhecida importância científica do OMV e seu valor histórico serão comemorados com atividades que valorizam este patrimônio científico e cultural. Os eventos são gratuitos e abertos a todo o público.
Observatório Nacional

Criado por D. Pedro I no ano de 1827, o Observatório Nacional é um ator privilegiado do desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Como instituto nacional vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de Astronomia e Astrofísica, Geofísica e Metrologia de Tempo e Frequência, possui cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Astrofísica e Geofísica, além de ser o responsável legal pela geração, conservação e disseminação da Hora Legal no Brasil.

PROGRAMAÇÃO

9 de novembro de 2015, segunda-feira
• Planetário, 14h às 19h
Câmara Municipal de Vassouras
• Observação do Sol, 14h às 18h30
• Observação do céu noturno, 18h30 às 21h
Praça Barão de Campo Belo – Centro, Vassouras

10 de novembro de 2015, terça-feira
• Exposição “100 anos de pesquisas no Observatório Magnético de Vassouras”
• Mostra de Ciência & Tecnologia, 8h às 12h e 14h às 17h
Observatório Magnético de Vassouras
• Planetário, 8 às 12h e 14 às 19h
Câmara Municipal de Vassouras
• Observação do Sol, 9h às 12h e 14 às 18h30
• Observação do céu noturno, 18h30 às 21h
Praça Barão de Campo Belo – Centro, Vassouras
• Palestra “Observatórios Magnéticos”, 10h30
CIEP Brizolão 297 Padre Salésio Schimid (Av. Marechal Paulo Torres, 551 – Centro, Vassouras)

11 de novembro de 2015, quarta-feira
• Exposição 100 anos de pesquisas no Observatório Magnético de Vassouras
• Mostra de Ciência & Tecnologia, 8h às 12h e 14h às 17h
Observatório Magnético de Vassouras
• Planetário, 8h às 12h
Câmara Municipal de Vassouras
• Observação do Sol, 9h às 12h
Praça Barão de Campo Belo – Centro, Vassouras
• Palestra “Arqueomagnetismo e Paleomagnetismo”, 10h30
Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes (R. Nilo Peçanha, 166 – Centro, Vassouras)

You may also like

2 comments

Leitor 8 de novembro de 2015, 19:49h - 19:49

Faltou como sempre fotos do local e um mapinha de localização. Aliás mapa é mportante para os leitores se familiarizarem com o posicionamento dos municípios, nomes dos bairros etc. As vezes ocorre um evento ou crime em um bairro que nem imaginamos onde fica. Fica a dica.

ÊTA POVINHO 8 de novembro de 2015, 18:58h - 18:58

Poxa, logo pensei no aniversário de 1 ano do Homem magneto ladrão que sumiu com as nossas vigas da Perimetral. kkkkkkk E teve eleitor que ainda votou naqueles que devia cuidar de nossas vigas, né?

Eu não sabia desse Observatório Magnético de Vassouras. O DV como sempre trazendo ótimas notícias e outras absurdas criadas pelos governos dos eleitores corruptos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996