Odontologia de Porto Real conquista primeiro lugar no ‘Brasil Sorridente’

by Diário do Vale

Porto Real – Referência em odontologia no Estado do Rio de Janeiro, o município de Porto Real conquistou o primeiro lugar do prêmio Brasil Sorridente 2015, criado pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, que tem como base a Política Nacional de Saúde Bucal. O município, que foi destaque na categoria de até 50 mil habitantes. alcançou ainda a quinta posição do prêmio em nível nacional. Nos anos de 2011 e 2012 o município  ganhou o primeiro lugar do prêmio no Estado.
O “Brasil Sorridente,” que tem as diretrizes estipuladas pelo conselho, analisa mais de 10 quesitos comprovados pelo município como: financiamento em saúde bucal; controle social; política municipal de saúde bucal; assistência odontológica básica e especializada; promoção em saúde da boca; vigilância; desprecarização; remuneração e educação permanente. O município se destacou em 1° lugar totalizando 91 pontos.
– O prêmio é um mérito da equipe da Saúde Bucal. Atualmente somos referência em odontologia no estado e acredito que nosso trabalho permitiu essa conquista – disse o superintendente de Odontologia, Pedro Roberto Tavernari.
Desde 2005 a Saúde Bucal da cidade foi reformulada em 100% para prestar de melhor forma os serviços. Promoções e ações relacionadas ao tema foram intensificadas. No ano de 2006 foi inaugurado o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), oferecendo tratamentos de qualidade aos moradores da cidade. Até esse ano já são mais de quatro mil pacientes atendidos. “Sempre recebi total apoio do governo municipal para realizar atividades relacionadas à promoção da saúde bucal na cidade”, garantiu o superintendente.
A Saúde Bucal do município tem atendimento em todas as USF’s (Unidades de Saúde da Família) da cidade, dois policlínicos e no CEO. O município possui 36 dentistas e 15 ASB’s (Auxiliares de Serviços Bucais). A rede oferece diversos tratamentos especializados, tais como endodontia (canal), periodontia (gengiva), cirurgia buco-maxilofacial, estomatologia (lesões bucais), tratamento de pacientes especiais, de ATM (articulação temporomandibular), próteses, odontopediatria e prevenção de câncer bucal. Além disso, ocorrem a cada três meses em todas as escolas municipais, ações de promoção à saúde bucal como palestras, escovação dental supervisionada, aplicação tópica de flúor, distribuição de materiais educativos sobre o tema e de kits de higiene bucal.
– Enfatizamos bastante a prevenção da saúde bucal, uma vez que o município prioriza a estratégia, através de campanhas de promoção. Vale ressaltar que o serviço também é disponibilizado aos sábados e domingos no Hospital Municipal São Francisco de Assis – informou Pedro.
As USF’s do município ficam abertas de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e o CEO, também nos dias de semana abre das 8h às 21h.
O secretário de Saúde, Renato Ibrahim, atribui o ganho desse e dos demais prêmios à continuidade e qualidade dos trabalhos da Odontologia do município.
– Continuamos prestando total atenção à população. O empenho e o amor dos nossos funcionários e dentistas aos pacientes e usuários da Saúde Bucal, sempre fizeram e continuam fazendo a diferença. É uma grande honra receber o prêmio de 1º lugar em odontologia do estado e 5° do Brasil. Parabenizo a todos que contribuíram para que o recebimento desse prêmio fosse mais uma vez realidade – disse.
A prefeitura Cida comentou a premiação: “É uma honra sermos mais uma vez o primeiro lugar nessa categoria. Isso mostra que o município continua em busca de melhorar e qualificar o atendimento à população, dando amplo acesso aos usuários. É deste modo, implantando e efetivando as ações planejadas a cada ano, que vamos manter o nível da assistência prestada pelo setor de Odontologia”, disse Cida.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996