segunda-feira, 22 de julho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Oito cidades da região abrem vacinação contra a gripe para toda a população

Oito cidades da região abrem vacinação contra a gripe para toda a população

Matéria publicada em 17 de junho de 2019, 20:09 horas

 


Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Itatiaia, Quatis, Angra dos Reis, Pinheiral e Porto Real começam a disponibilizar a vacina enquanto durarem os estoques

Sul Fluminense- Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Itatiaia, Quatis, Angra dos Reis, Pinheiral e Porto Real começaram a disponibilizar a vacina contra a gripe para toda a população,  nesta segunda-feira (17), enquanto durarem os estoques. A medida tem a finalidade de ampliar a prevenção ao vírus Influenza e evitar o desperdício de doses que não foram  utilizadas pelo público alvo.

Confira os locais de vacinação

Em Volta Redonda, a vacinação está sendo centralizada em quatro unidades da Atenção Básica, uma em cada região do município: UBS 249; UBSF São João; UBSF Vila Mury; e UBSF Volta Grande. O atendimento é das 8h às 17h. Em Barra Mansa, o restante das vacinas, algo em torno de 5,4 mil doses foi destinado as 49 Unidades de Saúde do município. Quando o estoque acabar, a vacinação será encerrada, informou a secretaria de Saúde.
Em Resende, a vacina está sendo aplicada em todos os postos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  Em Itatiaia, a imunização acontece das 8h às 17 horas na USF Vila Magnólia, USF Vila Esperança, USF Vila Flórida, USF Campo Alegre I, USF Campo Alegre II, USF Penedo, USF Maromba, UBS Marechal Jardim e na Policlínica Municipal (Centro). O paciente deve estar munido do cartão de vacinação.
Em Quatis, a vacina continua sendo aplicada nas quatro unidades do Programa Saúde da Família, que se localizam nos bairros Nossa Senhora do Rosário (Clínica da Família),  Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri, além da Casa da Criança, no Centro.
Em Angra dos Reis, a imunização está disponível em diversas unidades de saúde, incluindo os módulos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Centro de Especialidades  Médicas (CEM) de todo o município. Nos CEMs do Centro, Jacuecanga e Japuíba a vacina pode ser encontrada de segunda a sexta, de 8h30 às 17h, assim como em 17 ESFs. Nos demais módulos, as equipes definem os dias de vacinação.
1º Distrito (ESF Praia do Anil; ESF Marinas; ESF Balneário; ESF Morro do Peres; ESF Morro da Cruz)
2º Distrito (ESF Nova Angra 1; ESF Serra D’Água; ESF Areal 2; ESF Campo Belo 2)
3º Distrito (ESF Camorim Pequeno; ESF Camorim; ESF Caputera; ESF Cantagalo; UBS Monsuaba; ESF Jacuecanga)
4º Distrito (ESF Parque Mambucaba 3; ESF Parque Mambucaba 6; CEMs; Japuíba; Centro; Jacuecanga).
Em Pinheiral, as Unidades de Saúde da Família estão oferencendo a vacina. Já em Porto Real, a vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família, no Policlínico Fátima e na Central de Vacinas, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30h.

Alguns municípios atingem meta
de imunização do público alvo

Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Quatis, atingiram a meta do Ministério da Saúde de imunizar 90% do público alvo (crianças até cinco anos; gestantes; puérperas,  mulheres no período até 45 dias após o parto; trabalhador da área de saúde; professores; pessoas com 60 anos ou mais; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis).
– Entre os idosos, por exemplo, vacinamos mais de 99% – disse o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto.
O prefeito Samuca Silva credita o sucesso da campanha no município ao empenho dos profissionais da saúde e à parceria com a população, que se tornou multiplicadora da  importância da vacinação contra gripe.
– Continuo convocando a população, principalmente, entre os grupos prioritários para se vacinar, pois são os mais vulneráveis às complicações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza – falou.
Em Barra Mansa, a coordenadora do Núcleo de Vacinação, Marlene Fialho, informou que durante toda a campanha, a secretaria de Saúde trabalhou com um público-alvo de 48,456 mil pessoas  dos grupos prioritários e com a meta de vacinar 90% deste total.
– Fomos além e atingimos 46,832 pessoas, o que representa uma cobertura de 96.85% – enumerou Marlene.
Em Resende, entre os trabalhadores da saúde, a meta foi ultrapassada com 102% do público alvo alcançado, segundo a secretaria de saúde. O mesmo se repete entre gestantes (93,61%), puérperas (100,87%), idosos (100,81%) e professores (100,07%). Entre as crianças de seis meses a seis anos, o município atingiu 82,80% do público alvo.
Em Quatis, três dos segmentos prioritários ultrapassaram a meta de 90%. Foram eles: puérperas – mulheres que deram à luz ao longo dos últimos 45 dias (123,53 por cento),  gestantes (101,92 por cento) e professores em sala de aula (92,74 por cento). Nos outros segmentos, o índice de cobertura ficou abaixo da meta determinada pelo  Ministério da Saúde.
– No caso dos idosos, já foram imunizados 86,31 por cento do público-alvo. Em seguida, estavam os seguintes grupos: crianças (83,32 por cento) e profissionais de saúde (80,35 por cento) – destacou o coordenador do Programa de Imunização de Quatis, Wendell Monteiro.
Em Porto Real, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os números da vacinação deste ano, ainda não havia sido contabilizados. Pinheiral conseguiu imunizar 93,47% do público-alvo. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Márcia Abbado, foram vacinados 1.000 crianças, 173 gestantes, 2.527 idosos, 310 professores, 472 trabalhadores da área de saúde e 1.959 pessoas relacionadas com outras doenças. No total foram imunizadas 6.441 pessoas na campanha.

Itatiaia e Angra dos Reis ficam
abaixo da meta do Ministério da Saúde

Em Itatiaia, até o momento, foram vacinadas cerca de 7.600 pessoas do público alvo, formado por crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e também as puérperas, ou seja, mulheres que tiveram bebês até 45 dias. Já em Angra dos Reis, foram aplicadas 39.357 doses, o que corresponde a 75% do público alvo.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar
    A verdade está lá fora

    Prefeitura de Volta Redonda fazendo a população de boba!

    As pessoas deixam seus afazeres saem de casa com crianças para irem tomar a vacina, pois assim foi divulgado pela prefeitura, sendo que ontem o pouco que tinha se esgotou com pessoas que foram privilegiadas com informação e vacinação.

    Lamentável!!!!

  2. Avatar

    no posto de saúde da vila mury (UBSF Vila Mury ) foram disponibilizadas apenas 35 unidades da vacina e informaram que no estado do rio esta zerado o estoque , algo estranho né

    • Avatar
      Cambalacho em vacina

      Esse país está um caso sério, tem cambalacho em tudo.

      Ligueipor volta das 8 da manhã para o postinho do Belvedere pedindo informações e disseram que não sabiam de nada.

      Aí de tarde o jornal. Pública que hoje estariam disponibilizando em alguns postos.

      Aí por meio de rede sociais fico sabendo que ontem cedo já acabou e estavam dando a vacina .

      É claro que beneficiaram pessoas na segunda-feira com informações privilegiadas sobre a liberação da vacina e só liberaram para a população a informação depois que a mesma já tinha acabado.

      Isso é uma vergonha!!!!

Untitled Document