Olimpíada Brasileira de Astronomia terá participação de 100 alunos de VR

by Diário do Vale

Estudantes fazem lançamentos de foguetes como parte prática da competição
(Foto: Gabriel Borges-Secom)

Volta Redonda- A 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia terá neste ano a participação de 100 alunos do Colégio Municipal Professora Delce Horta Delgado de Volta Redonda. Como parte prática da competição, os alunos se dividiram em equipes e nesta quinta-feira (16), no Estádio Raulino de Oliveira, realizaram lançamento de foguetes que contarão pontos na olimpíada.
Todos os alunos participantes vão receber certificados e as medalhas são distribuídas, de acordo com a pontuação obtida pelos participantes. Por dois anos consecutivos a escola Delce Horta ganhou medalha de prata durante a participação da olimpíada e neste ano, a expectativa é a medalha de ouro.

Para a competição de foguetes os próprios alunos produziram o objeto utilizando material totalmente reciclado, como contou a professora Marlei.
– Garrafa Pet, estudo e criatividade. Essa é a fórmula para construir foguetes simples e que voe longe. Nessa etapa prática, o objetivo é alcançar a maior distância. Separamos dois grupos na parte da manhã e da tarde que fizeram os lançamentos no Estádio Raulino – explicou a professora, acrescentando que essa é a fase das escolas, onde os alunos que conseguirem realizar bons lançamentos garantirão vagas para participar da competição nacional.

Representando uma equipe da parte da manhã, o aluno Diego Fonseca, de 13 anos, fez o maior lançamento, alcançando 78 metros.
– É muito legal participar dessa competição com os amigos e vivenciar essa experiência. Essa é uma maneira de aprender além das salas de aulas – destacou o aluno.
O Presidente da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), Waldyr Bedê, disse que o importante dessas competições é que eles desenvolvam a criatividade deles.
– Além disso, percebam que eles podem ser inventores e que podem dar soluções para problemas que às vezes os livros não deixam evidente – comentou.

O prefeito Samuca Silva, também aprova o projeto e falou sobre a importância dos jovens estarem ligados em assuntos das mais variadas naturezas.
– A dedicação e o esforço desses estudantes só trarão resultados positivos e incentivos em querer continuar estudando e criando materiais inovadores. Estamos incentivando esses e outros projetos da Fevre para estimular os jovens a buscar cada vez mais conhecimento e educação – finalizou Samuca.

A olimpíada

A prova será aplicada nesta sexta-feira (17) em todo o território nacional e, para este ano, conta com quase 18 mil escolas cadastradas. A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) é a maior olimpíada científica do Brasil, possui uma única fase e consiste na realização de uma prova, com questões compostas por conhecimentos gerais e que envolve assuntos como astronomia e astronáutica, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes.

You may also like

1 comment

Emir Cicutiano 18 de maio de 2019, 18:01h - 18:01

É aquele mesmo evento que todo ano era realizado em Barra do Piraí?…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996