>
domingo, 22 de maio de 2022 - 16:18 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Volta Redonda promove Fórum Ampliado de Pessoas em Situação de Rua

Volta Redonda promove Fórum Ampliado de Pessoas em Situação de Rua

Matéria publicada em 28 de março de 2016, 15:09 horas

 


Evento vai reunir diversos órgãos públicos na próxima terça-feira (29) para debater o assunto e propor soluções

Volta Redonda – O município promove na próxima terça-feira (29), a partir das 9h, no auditório da Prefeitura de Volta Redonda – Palácio 17 de Julho, Praça Sávio Gama, 53, Aterrado – o Fórum Ampliado referente às Pessoas em Situação de Rua, promovido pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O prefeito Antônio Francisco Neto, o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, o comandante do 28º Batalhão da PM, Coronel Cesar Augusto de Souza Rosa, a coordenadora municipal de Política de Prevenção Contra as Drogas, Neuza Jordão, entre outros, participam do evento que terá representantes da Justiça e sociedade civil.

A diretora do Departamento de Proteção Especial da Smac, Denise Carvalho, disse que o grande objetivo do seminário é restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua, promovendo a sua reinserção familiar e comunitária.

“Nada melhor para conseguir alcançar esta meta do que ouvir a experiência de cada entidade, de cada pessoa atuante nos órgãos públicos, trazendo para o debate esta experiência e visão de cada área”, apontou. Ela informou que recentemente a Smac conseguiu reduzir os moradores em situação de rua na cidade, com a reinserção familiar de 14 pessoas.

Denise acrescentou que a rede de acolhimento criada no município para este atendimento – com capacitação profissional, e o apoio do programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde – vem conseguindo resultados favoráveis na reintegração dos usuários junto aos familiares. “O importante é a visão e a experiência de cada entidade no enfrentamento da questão social, respeitando a autonomia das pessoas”, afirmou.

Programação

Antes do evento, haverá um Café da Manhã, às 8h30. Após a formação da mesa de abertura, será iniciada uma mesa redonda, às 9h20, com o tema “O Trabalho Realizado com a População em Situação de Rua: Refletir sobre a heterogeneidade da população em situação de rua, seus direitos e deveres”. Serão debatidos assuntos ligados às áreas da assistência social, saúde, segurança pública, sociedade civil e Ministério Público, envolvendo as pessoas que estão nas ruas em situação vulnerabilidade social.

Estão confirmadas também as presenças dos debatedores Diana Delgado da Costa da Sival, Superintendente de Proteção Social Especial da SEASDH (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos); Marcelo Jacooud, assistente Social do CREAS de Campo Grande (RJ), Diretor de Albergue Casa Lázaro e Membro do Fórum Estadual de população em Situação de Rua; Rosemere Barbosa Lima, Psicóloga e Especialista em Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ) e Atenção em Álcool e

Outras Drogas pelo Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas(Projad/Ipub/Ifrj); coordenadora do Eixo AD da Gerência de Saúde Mental do Estado do Rio de Janeiro;

Coronel César Augusto de Souza Rosa, comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar (Volta Redonda); Padre Antônio, da Diocese de Volta Redonda; Jorge Munöz, professor e pesquisador, fundador do Fórum Estadual para População em Situação de Rua; Dr. João Alfredo Gentil Gipson Fernandes, promotor de Justiça da 1ª Promotoria da Infância e da Juventude de Volta Redonda. A previsão é que o debate comece por volta das 11 horas.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. ilacir ferreira viana barbosa

    Outras pessoas interessadas podem participar?

Untitled Document