sábado, 4 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Outubro Rosa supera meta em Volta Redonda

Outubro Rosa supera meta em Volta Redonda

Matéria publicada em 6 de novembro de 2015, 21:13 horas

 


Secretaria Municipal de Saúde contabilizou quase 10 mil exames; preventivos foram 5.909, acima da cota estabelecida

Volta Redonda – A campanha do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer uterino e de mama promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR), durante o mês de outubro, encerrou com saldo positivo. Entre os dias 1º e 30 de outubro, o município contabilizou a realização de 5.909 preventivos, número bem acima da meta estabelecida, de três mil exames. O mesmo ocorreu com as mamografias que, segundo dados da SMS, chegaram no mesmo período a 3.149 exames, também acima da meta estabelecida, que era de 1,5 mil.
Durante o Outubro Rosa, todas as Unidades Básicas de Saúde, Unidades Básica de Saúde da Família e Policlínica da Mulher, permaneceram abertas das 8h às 17h, para atender mulheres com idades entre 25 e 65 anos para o exame preventivo (Papanicolau), inclusive gestantes, além de mamografia digital para aquelas com idades acima de 40 anos.
– O câncer de mama é a segunda causa de óbitos em mulheres, chegando a atingir cerca de 20 a 25% dos casos – ressaltou a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, lembrando que, no município, as ações de prevenção vêm surtindo efeitos positivos.
A redução de casos de óbitos por câncer de mama é um bom exemplo que revela resultados favoráveis contra estas doenças. Indicadores apontam uma queda de 27 casos, registrados em 2009, para 14 óbitos, em 2014. Seguindo essa tendência seguem dados sobre óbitos por câncer de colo uterino, que também revelaram queda: em 2009, este câncer fez nove vítimas fatais e, em 2014, a doença provocou a morte de quatro mulheres.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document