quinta-feira, 6 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Outubro Rosa: Unidades de Saúde de Volta Redonda terão horário estendido

Outubro Rosa: Unidades de Saúde de Volta Redonda terão horário estendido

Matéria publicada em 2 de outubro de 2017, 17:52 horas

 


Lançamento da campanha de prevenção ao câncer ginecológico e de mama aconteceu ontem na Policlínica da Mulher

Volta Redonda – Para divulgar a importância da prevenção, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda está participando da campanha mundial Outubro Rosa, que conta com programação especial até o próximo dia 31. Um café da manhã na Policlínica da Mulher, com orientações às usuárias, foi realizado nesta segunda-feira (2) e marcou o lançamento da campanha.

– Mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama é o principal objetivo do Outubro Rosa. Vamos promover ações para divulgar a oferta de exames, que é intensificada no mês de outubro para o público alvo da campanha. A mulher, às vezes, cuida de todos e se esquece da própria saúde – afirmou o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto.

A dona de casa Simone Silva, moradora do bairro Santo Agostinho, é um exemplo a ser seguido. No primeiro dia da campanha ela já estava na Policlínica da Mulher, no Aterrado, para fazer os exames de rotina. “Tenho a mamografia e o preventivo sempre em dia. Faço os exames anualmente”, disse.

Entre as ações programadas para o Outubro Rosa está a realização de palestras em locais estratégicos da cidade para captação do público alvo da campanha, que é formado por mulheres entre 25 e 65 anos para o exame preventivo (papanicolau) e de 50 a 69 anos para mamografia.

A equipe da Secretaria de Saúde irá a empresas, entidades beneficentes, CRAS (Centros de Referência à Assistência Social) e outros locais para divulgar o Outubro Rosa. E qualquer grupo que quiser solicitar a palestra pode entrar em contato pelo telefone (24) 3339-9654.

A dona de casa Línea da Silva Lima Cordeiro, moradora do Eucaliptal, acha importante o trabalho de divulgação.

– Estou há dois anos sem fazer os exames de rotina. Estou hoje aqui na Policlínica da Mulher por outro motivo, mas o evento do Outubro Rosa me lembrou da prevenção – disse.

Também está programada uma caminhada pela prevenção, no sábado, dia 28 de outubro, que será realizada em parceria com a Secretaria de Política para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda e o GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer). A concentração está marcada para as 9h, na Praça Pandiá Calógeras (em frente à Escola Técnica), na Vila Santa Cecília, e vai até a Praça Brasil, no mesmo bairro.

Na Praça Brasil será montado estande com profissionais da Secretaria de Saúde para dar informações e tirar dúvidas sobre os exames para diagnosticar o câncer de colo de útero e de mama.

Saúde: Público alvo da campanha é formado por mulheres entre 25 e 65 anos para o exame preventivo (papanicolau) e de 50 a 69 anos para mamografia (Foto: Geraldo Gonçalves-Secom/VR)

Saúde: Público alvo da campanha é formado por mulheres entre 25 e 65 anos para o exame preventivo (papanicolau) e de 50 a 69 anos para mamografia (Foto: Geraldo Gonçalves-Secom/VR)

Horário diferenciado

Para atender um maior número de mulheres, a campanha terá o Dia D no sábado (7), quando todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, além da Policlínica da Mulher, vão disponibilizar o exame preventivo (papanicolau), das 7h às 17h.

Além do Dia D, as unidades da Atenção Básica vão funcionar durante todo o mês com horário estendido, de acordo com a demanda de cada uma. A Policlínica da Mulher também terá uma noite por semana para atender as funcionárias da prefeitura de Volta Redonda.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Dona Simone Silva deve ter sorte preventivo e mamografia em dia? Pagou pelos exames? Foi na rede pública? Me ensina essa mágica, como disse estou esperando a mamografia desde março. Alguém por favor me ensina o caminho

  2. Avatar

    Muito blá blá blá, estou esperando uma mamografia desde março. Isso é prevenção?

Untitled Document