quarta-feira, 24 de abril de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Paciente renal crônico solicita atenção especial sobre doença

Paciente renal crônico solicita atenção especial sobre doença

Matéria publicada em 26 de março de 2019, 08:00 horas

 


Programa ‘SOS Hemodiálise’ divulgado em redes sociais levanta preocupação sobre a doença e visa ampliar número de vagas para tratamento

 

Luiz Fernando afirma que campanha tem finalidade de aumentar número de vagas para o tratamento de pessoas que precisam da hemodiálise (Foto: Pollyanna Moura)

Volta Redonda – Um movimento iniciado através das redes sociais, idealizado por Luis Fernando Castro Santos, de 61 anos, tem ganhado força. Trata-se do chamado ‘’SOS Hemodiálise’’, que busca defender os direitos de pessoas que têm insuficiência renal crônica. A campanha tem o objetivo de chamar a atenção das autoridades de Volta Redonda, a fim de ampliar o número de vagas para o tratamento de pessoas que precisam da Hemodiálise no município.

– A falta de vagas para este tipo de tratamento tem que ser vista com caráter de emergência. Um paciente sem acesso a este tipo de tratamento pode vir a óbito a qualquer momento. Muitos pacientes que estão internados nos hospitais de Volta Redonda estão aguardando uma vaga para dar continuidade ao tratamento. Estes pacientes estão morando nas enfermarias -, disse.

Segundo Luis Fernando, o paciente que necessita deste tratamento, de uma forma geral, sofre com o descaso das autoridades.

– Quem precisa passar por este tratamento, sofre de diversas formas: sofre com a preocupação em não perder a vaga do leito, o que já é difícil. Depois sofre com o isolamento e com o descaso das autoridades em relação aos seus direitos -, disse.

Luis Fernando relata que, desde setembro de 2018, após descobrir uma úlcera e passar por uma cirurgia com caráter emergencial, descobriu um problema renal, chegando a parar no CTI.

– Gostaria de chamar a atenção da prefeitura e dos membros que trabalham na Secretaria de Saúde de Volta Redonda. Eu por exemplo, fiquei 37 dias internado e tive acompanhamento ambulatorial. Gostaria de dar ênfase no tratamento direcionado aos dependentes crônicos renais do município. Que os representantes do município dessem mais importância para os pacientes que necessitam dessa atenção especial -, finaliza.

A Hemodiálise é um procedimento que permite que o paciente, através de uma máquina, limpe e filtre seu sangue, fazendo parte do trabalho que o rim, uma vez doente, não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document