>
segunda-feira, 23 de maio de 2022 - 05:04 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Palestras e atividades lúdicas encerram a Semana Nacional de Trânsito em Porto Real

Palestras e atividades lúdicas encerram a Semana Nacional de Trânsito em Porto Real

Matéria publicada em 25 de setembro de 2015, 21:24 horas

 


Encontro de gerações: Alunos e idosos de Porto Real participaram do encerramento da Semana Nacional de Trânsito  (Foto: Divulgação PMPR)

Encontro de gerações: Alunos e idosos de Porto Real participaram do encerramento da Semana Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação PMPR)

Porto Real – A secretaria de Ordem Pública realizou nesta sexta-feira (25) o encerramento das atividades realizadas em prol da Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro no Horto Municipal. O objetivo da semana foi promover atividades que possibilitem a conscientização da população sobre o trânsito. Estiveram no evento além da prefeita Cida, os subsecretários de Ordem Pública e de Meio Ambiente, Gilmerelis Sabadini e Lorena Balieiro respectivamente; o vereador Elias Vargas; a representante da vereadora Roberta Rosário, Angélica Almeida; entre outras autoridades e comunidade em geral. Todas as ações realizadas pela secretaria propagaram a frase: “Educação no Trânsito, Curta essa Ideia”. Diversas empresas da região receberam certificados de Amigo do Trânsito.

Durante a semana foram promovidos concursos de redação com tema livre sobre Trânsito, para os alunos de 5º ano das escolas municipais Sebastião Barbosa, Profª Eliana Provazi e José Ferreira da Silva, assim como concurso de frases e para o grupo de idosos do Nova Geração da Melhor Idade.
– Palestras sobre o tema também foram direcionadas para os alunos de 4º e 5º ano, educação infantil e grupo Nova Geração. Foram atividades lúdicas para as crianças e para os idosos foi abordada a questão do respeito, que necessita ser estabelecido nas relações inclusive de trânsito – disse o subsecretário de Ordem Pública, Gilmerelis Sabadini.
A aluna Luiza de Jesus, da E.M. Profª. Eliana Provazi, foi a ganhadora do concurso de redação realizado nas escolas e afirmou ter aprendido muito.
– Escrevi e aprendi ao mesmo tempo, foi muito bom. Certamente vou transmitir todo o conhecimento absorvido nessa semana para meus familiares e amigos, além de segui-los, é claro – declarou.
O 2º lugar de melhor frase, relacionada ao tema ficou para a aluna Ana Clara da Silva, da E.M. José Ferreira, que se sentiu orgulhosa.
– Meus pais também são adeptos à segurança no trânsito e com mais essas atividades, aprendi rapidamente as ações mais seguras. Foi importantíssimo para mim – relatou.

Solange Brito Garcia, representou o vencedor do concurso de redação do grupo Nova Geração da Melhor Idade, Adelino dos Santos e disse ter aprendido com as palestras coisas que nem tinha conhecimento, como medidas de segurança para atravessar na faixa.
Segundo o diretor de Transito, Iran Pereira, somente no ano de 2014 foram cerca de 50 mil pessoas vitimadas fatalmente no trânsito.
– Todo o trabalho promovido durante essa semana é para a conscientização da população. O trânsito pode tirar vidas, portanto temos que diminuir esse índice o mais rápido possível – afirmou.Para o vereador Elias Vargas, o evento proporcionou a união de duas gerações diferentes que buscam o mesmo propósito.
– Momentos como este são muito valiosos, pois tanto crianças quanto idosos seguem um mesmo objetivo: a segurança no trânsito – disse.
A prefeita Cida ficou satisfeita com a participação dos idosos e também dos estudantes da cidade.
– Nossa melhor idade e crianças alunas são nossos exemplos, pois através deles nós crescemos e somos educados. Enquanto as crianças têm todo o potencial para ajudar a reduzir o elevado índice de acidentes no trânsito. Porto Real ainda está engatinhando, pois é uma cidade nova, mas vai começar a caminhar da forma mais correta possível – garantiu Cida.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document