Parque Centenário de Barra Mansa será revitalizado com criação de novo sub-bosque

by Diário do Vale
Projeto de revitalização do Parque Centenário será dividido em duas etapas (foto: Gabriel Borges - PMBM)

Projeto de revitalização do Parque Centenário será dividido em duas etapas (foto: Gabriel Borges – PMBM)

Barra Mansa – A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável inicia em novembro, projeto de revitalização do Parque Centenário, no Centro. O objetivo é a criação de um novo sub-bosque para garantir a alimentação dos 21 bichos-preguiças que habitam o local. O projeto foi apresentado na manhã desta terça-feira (20) para os alunos da caminhada orientada pela coordenadora de Meio Ambiente da prefeitura, Izabella Resende Vilela. Na quinta-feira (22), acontece uma audiência pública no Palácio Barão de Guapy, às 18h, para apresentação do projeto à população.

Segundo a coordenadora, o projeto de revitalização será dividido em duas etapas. A primeira, cujo início está previsto para a primeira semana de novembro, haverá o corte de dois eucaliptos e 23 palmeiras espinhosas.
– Os eucaliptos apresentam risco de queda e precisam ser removidos para evitar acidentes. No caso das palmeiras, elas liberam uma substância que causa letargia nas preguiças e em outros animais do parque, podendo até matá-los. O trabalho de remoção das árvores será feito por uma empresa especializada. Não será necessário fechar o parque para a realização dos trabalhos. As áreas serão isoladas e sinalizadas – informou Izabella.

A segunda etapa do projeto deve ter início até o final de novembro e prevê o plantio de cerca de mil mudas de espécies que já existem no parque e outras nativas da Mata Atlântica.
– Essa segunda fase deve demorar cerca de 20 dias para ser concluída. Ambas as etapas serão acompanhadas de perto pela equipe técnica da secretaria municipal de Meio Ambiente e por entidades ambientais de Barra Mansa – esclareceu a coordenadora, pedindo o apoio dos frequentadores do parque.
– É fundamental a colaboração de todos para o sucesso do projeto. O Parque Centenário é um dos cartões postais da cidade e merece todo nosso carinho. Pedimos que os frequentadores não arranquem as mudas novas do local de plantio e, caso vejam alguém fazendo isso, façam denúncia na secretaria no telefone (24) 2106-3408 – completou Izabella.

A aposentada Ana Lúcia Guedes, de 67 anos, caminha todos os dias de manhã no parque e apoiou o projeto de revitalização.
– Essa apresentação foi muito importante para conhecermos o que será feito no nosso querido Parque Centenário. É importante manter as árvores saudáveis para que as preguiças e outros animais possam se alimentar, além de garantir a segurança de quem frequenta o local. Eu e meu grupo de caminhada vamos ficar ainda mais vigilantes para não deixar ninguém tirar as mudas do lugar – garantiu a aposentada.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996