Parque da Cidade foi sede da Expo Girolando

by Diário do Vale

Barra Mansa resgata tradição de promover eventos de grande porte para produtores rurais (Foto – Divulgação)

Barra Mansa – Movimentando a economia agropecuária e retomando uma antiga tradição no município, a prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, promoveu a Expo Girolando, uma exposição de raça de bovinos resultante de cruzamento em proporções variadas entre bovinos europeus da raça Friesland-Holstein e bovinos da raça zebuína, com uma característica rústica, adaptada ao clima tropical e adequada para a produção de leite. O evento, que aconteceu no Parque da Cidade, terminou neste sábado, dia 1º.

A abertura oficial da exposição aconteceu na sexta-feira, 31 e contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable, da vice-prefeita Fátima Lima, do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes, e dos secretários municipais de Desenvolvimento Rural, José Luiz Vaneli, e Administração, Adilson Rezende, que também preside o Sindicato Rural de Barra Mansa.

Secretários municipais de outras pastas, vereadores, produtores rurais e representantes de classe também prestigiaram o evento.

O presidente do Sindicato Rural, Adilson Rezende, frisou a importância da Expo Girolando no município. “Planejamos e resgatamos este evento com a participação de pequenos e grandes produtores rurais, que moram aqui perto e também longe, inclusive em outros estados. Isso mostra o carinho e a relevância desta exposição em Barra Mansa, que tem o registro ranqueado, tornando-a ainda mais importante”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Luiz Vaneli, o Leiteiro, ratificou o comprometimento do Executivo com o setor rural, enquanto o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Lopes, destacou a qualidade da exposição. “Fiz questão de vir pela qualidade do que nós temos aqui. É importante não só para o estado, mas para todo o Brasil. Isto nos anima a seguir trabalhando pelo setor agropecuário”, revelou Lopes.

O prefeito Rodrigo Drable agradeceu a presença de todos os envolvidos e vibrou com o resgate da tradição. “Conhecemos a Expo Guaratinguetá e decidimos realizar em Barra Mansa, destacando a qualidade genética dos animais, que agrega valor ao produtor e retoma uma tradição barra-mansense em eventos agropecuários”, pontuou, acrescentando que o município pode receber um entreposto de grãos e favorecer a indústria leiteira.

– Recebemos hoje (ontem) o presidente da Conab, o Nilton, que conheceu a área da Edimetal e ficou muito animado de implantar em Barra Mansa um entreposto de grãos, um grande depósito, que vai garantir o milho, a soja, o grão em geral muito mais barato do que nós temos hoje. Vai fomentar a indústria de ração e a produção leiteira, já que teremos um insumo mais barato. Aproveito a oportunidade para anunciar que iniciaremos nosso circuito de torneios leiteiros, que vai começar por Antônio Rocha, ainda neste mês – concluiu Drable.

Torneio Leiteiro

O mês de junho também será marcado pelo tradicional Torneio Leiteiro de Antônio Rocha, distrito de Barra Mansa. Esse ano, o evento contará com atrações musicais e exposição agropecuária dos produtores locais. O evento começa no dia 13 de junho e a premiação acontece no domingo, 16, último dia do torneio, que é gratuito.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996