Parques participam de evento de observação de pássaros

by Diário do Vale

Costa Verde – Duas unidades de conservação fluminenses participam neste fim de semana do Big Day Brasil, evento que reúne pessoas de todo o país para o desafio de registrar o maior número de espécies de aves livres em 24 horas.

Os parques estaduais Cunhambebe, localizado na Costa Verde, litoral sul do estado, e do Desengano, no norte fluminense, ambos administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), aderiram ao movimento, em que o importante é “capturar” os pássaros com os olhos, sem incomodar o animal ou o ninho.

No parque Cunhambebe, a participação nas atividades de observação foi prejudicada pelo tempo chuvoso na região, mas assim mesmo ocorreu, entre às 7h e às 10h30 da manhã deste sábado, tendo como ponto de encontro o km 441,5 da rodovia BR-101 (Rio-Santos).

– Os participantes foram praticamente a equipe do próprio parque, que soma 17 pessoas – disse o guarda-parque Ivan Cobra.

No norte do estado, o Parque do Desengano, que abrange áreas dos municípios de Santa Maria Madalena, Campos dos Goytacazes e São Fidélis, fez o movimento Vem Passarinhar, incluindo a participação no Big Day Brasil. O evento aconteceu na sede administrativa da unidade de conservação, com entrada pelo Horto Florestal Santos Lima, em Santa Maria Madalena.

De acordo com o Inea, a observação de aves é uma excelente oportunidade para a sensibilização da sociedade em prol da preservação nas diversas regiões do Estado. “Os observadores de aves ajudam os gestores, ao trazerem informações sobre as espécies avistadas”, destacou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.
Conhecida como birdwatching, a observação de aves vem se despontando como importante atividade de contemplação da natureza agregando cada vez mais adeptos e atraindo seguidores de todas as idades.

Sul Fluminense

Uma equipe do Parque Estadual Pedra Selada (PEPS), administrado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) na região Sul Fluminense, irá participar do Curso de Multiplicadores e Educação Ambiental promovido pelo Parque Nacional de Itatiaia nos próximos finais de semana de outubro e novembro.

O curso será ministrado principalmente para alunos e professores do ensino médio e superior da região e abrangerá noções de legislação ambiental; fauna, flora e geografia local; monitoria de visita escolar guiada, metodologia para projetos de educação ambiental, formas de conduta consciente e aspectos de zoneamento do parque, incluindo elaboração de projeto de conclusão de curso.

Neste sábado, o gestor do Parque Estadual Pedra Selada, do Inea, Rodrigo Carvalho, palestrou sobre a importância de uma conduta consciente nas UC´s, noções de fauna e flora regional, aspetos geológicos, visitas guiadas, funções dos guarda-parques, métodos de primeiros socorros, formas de se prevenir e combater incêndios, enfatizando a importância do curso de guarda-parque mirim desenvolvido pelo PEPS.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996