segunda-feira, 21 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Pastoral da Saúde atua em toda a Diocese com 750 agentes

Pastoral da Saúde atua em toda a Diocese com 750 agentes

Matéria publicada em 4 de agosto de 2019, 11:00 horas

 


Pastoral da Saúde tem voluntários treinados para ajudar a população (Divulgação)

Volta Redonda – Uma das pastorais mais atuantes na Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda é a da Saúde, que conta com 750 agentes espalhados na região abrangida. De acordo com a assistente social Clemilde da Costa Dalboni, que atua como coordenadora diocesana  da pastoral da Saúde, entre as principais atividades da pastoral estão visitas hospitalares e domiciliares a enfermos, bem como na produção de palestras e rodas de conversa.

– Dentro do hospital São João Batista realizamos um trabalho de capelaria, onde é feito um trabalho ecumênico junto com outras denominações religiosas. O responsável por este tipo de atividade no São João Batista é o padre Nilson José dos Santos, juntamente com a agente da pastoral de saúde, Luíza Quintino – disse, ressaltando que somente em Volta Redonda são 250 pessoas ligadas à Pastoral da Saúde.

A coordenadora afirma que qualquer pessoa de boa vontade e que queira fazer parte do grupo como agente é bem vindo. Para isso, basta procurar a comunidade católica que frequenta e buscar orientação. Clemilde destaca que o grupo conta ainda com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais. Os voluntários passam por um treinamento de dois meses e também participam de um retiro espiritual.

Clemilde afirmou que a pastoral também presta um trabalho importante de prevenção a doenças, através de palestras, cursos e encontros de formação. “E sempre que surge alguma campanha ligada à saúde nós realizamos um trabalho junto à comunidade, explicando através dos agentes os cuidados relacionados às campanhas de saúde. Por exemplo, fizemos isso na campanha do câncer do colo do útero e do câncer de próstata. Mais recente, com o caso do avanço do sarampo e da gripe”, contou.

A pastoral também atua junto ao poder público, tentando participar ou ajudar em tomadas de decisões ou na transmissão de informações. “A pastoral atua nas três dimensões: a solidária, a preventiva e a institucional”, explica.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document