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Pinheiral comemora dia ‘D’ da Educação Integral

Matéria publicada em 18 de março de 2016, 22:27 horas

 


Atividades realizadas na Praça Luiz Gonzaga marcaram a data de mobilização nacional

Mais Educação: Oficina de xadrez promovida na Praça Luiz Gonzaga, no Centro, atraiu interessados e olhares curiosos (Foto: Divulgação PMP)

Mais Educação: Oficina de xadrez promovida na Praça Luiz Gonzaga, no Centro, atraiu interessados e olhares curiosos (Foto: Divulgação PMP)

Pinheiral – Sob o lema ‘Faça parte dessa história’, Pinheiral sediou nesta sexta-feira (18) o dia D da Educação Integral. Durante toda a manhã, a Praça Luiz Gonzaga, no Centro, esteve tomada por estudantes que exibiam criatividade e aprendizados obtidos na rede educacional do município, com apresentações culturais de jongo, flautas, violão, fanfarra, demonstração de xadrez, canto coral, artesanato, entre outros. Na parte da tarde, a programação teve continuidade nas escolas. O intuito da organização é dar prosseguimento ao programa ‘Mais Educação’ e estimular a política pública indutora desde sua implantação no país.

De acordo com a secretária de Educação, Cleonice Pires, a manifestação também tem por objetivo mostrar a importância do Mais Educação como ponte fundamental da educação integral nas escolas de Pinheiral.

– Neste dia, apresentamos a toda comunidade as oficinas que as escolas estão oferecendo aos alunos através do projeto – explicou.

Diretora do departamento de Educação Integral, Márcia Albernaz acrescentou que o resultado tem sido satisfatório.
– Não podemos deixar esta proposta, que tem sido muito boa, acabar. São oficinas de artes, esportes, música, tudo isso aliado ao pedagógico, favorecendo o desenvolvimento das nossas crianças – enalteceu.

A fanfarra da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira foi a primeira a se apresentar, convidando a vizinhança para assistir às atividades do local. Em seguida, foi a vez da alinhada fanfarra com alunos das Escolas Três Poços, Rosa Guedes e Domingas Alves Ferreira. Além de uma oficina de xadrez promovida na praça, a Escola Manoel Teixeira também ofereceu música aos participantes, através dos alunos Regiane, no vocal, e Renan, no violão. Ainda sobre música, as crianças das escolas Coronel Laudelino e Miguel Barbosa Júnior deram um show de canto coral, conduzidas pelo professor Rômulo no teclado. Regidos pela professora Franciele, as turmas da Escola Alzira Vargas também abrilhantaram o evento entoando canções como ‘Peixe Vivo’. A programação da manhã foi encerrada com uma bela apresentação de Jongo, do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira.

Educação Integral em Pinheiral

Em Pinheiral, três unidades já contam com o sistema integral: a Escola Municipal Coronel Laudelino Alexandre da Silva, a Miguel Barbosa Junior e a Paulo Freire. Os alunos, além das disciplinas de rotina pela manhã, participam de atividades extracurriculares no período vespertino. O projeto, um desejo antigo da comunidade, é também um dos maiores desafios do Governo Municipal que, gradativamente, está implementando o sistema nas instituições de ensino, beneficiando centenas de crianças e, consequentemente, suas famílias.

Para o prefeito José Arimathéa (PT), a educação integral marca um novo tempo de novas oportunidades para a formação dessas crianças para que, no futuro, elas façam parte de uma sociedade melhor.
– O sistema dará a elas ainda mais oportunidades na vida adulta e na vida profissional. Esta proposta está sendo abraçada pelas escolas, pelos professores e por toda a equipe da secretaria de Educação. Este projeto pedagógico é mais um desafio para a gente mudar o dia a dia da nossa cidade – ressaltou.

A data

No dia 18 de março de 2016, secretarias de Educação de vários estados do país que desenvolvem os Programas Mais Educação e Mais Cultura nas Escolas, sobretudo as organizadas em Comitês de Educação Integral, mobilizaram suas redes para desenvolver ações de mobilização a favor da Política Pública de Educação Integral. Audiências públicas, palestras, mostras culturais e caminhadas foram algumas das ações realizadas de forma positiva com intuito de mostrar à sociedade a importância da educação integral.

No Rio de Janeiro houve uma significativa ampliação do número de escolas públicas que optaram por desenvolver as ações de Educação Integral fomentadas pelo Ministério da Educação (MEC), via o Mais Educação.


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