Pinheiral inicia a Campanha de Vacinação Contra HPV

by Diário do Vale
Prevenção: vacina evita a principal causa de câncer do colo do útero (Fotos Públicas)

Prevenção: vacina evita a principal causa de câncer do colo do útero (Fotos Públicas)

Pinheiral

 

Pinheiral inicia em todos os módulos de saúde, a 1ª etapa da campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV). O Governo Federal introduziu esse tipo de vacina no calendário nacional e neste ano, o público alvo da vacinação são meninas de nove a 11 anos, diferente do ano passado em que foram vacinadas de 11 a 13 anos.

Para receber a 1ª dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identidade em qualquer módulo das 8 às 17h. Três doses deverão ser aplicadas para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira, e a terceira cinco anos após a primeira dose.

Segundo Adriane Garcia, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, a expectativa é de que sejam imunizadas pelo menos 80% do público alvo.

– A vacina é extremamente eficaz e a idade mais favorável à vacinação é a faixa etária entre nove a 13 anos. Neste período a proteção tem maior garantia, já que a maioria das jovens ainda não iniciou a vida sexual, e por isso, não estiveram expostas ao vírus – explicou.

O HPV é a principal causa do câncer do colo de útero e estima-se que 270 mil mulheres no mundo morrem devido a este tipo de câncer. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos em 2014.

De acordo com o Ministério da Saúde, o HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual ou ainda transmitido da mãe para filho no momento do parto. Também existe a possibilidade do vírus ser encontrado ainda vivo em sabonetes, vaso sanitário e toalhas.

A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996