Pinheiral
Pinheiral inicia em todos os módulos de saúde, a 1ª etapa da campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV). O Governo Federal introduziu esse tipo de vacina no calendário nacional e neste ano, o público alvo da vacinação são meninas de nove a 11 anos, diferente do ano passado em que foram vacinadas de 11 a 13 anos.
Para receber a 1ª dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identidade em qualquer módulo das 8 às 17h. Três doses deverão ser aplicadas para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira, e a terceira cinco anos após a primeira dose.
Segundo Adriane Garcia, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, a expectativa é de que sejam imunizadas pelo menos 80% do público alvo.
– A vacina é extremamente eficaz e a idade mais favorável à vacinação é a faixa etária entre nove a 13 anos. Neste período a proteção tem maior garantia, já que a maioria das jovens ainda não iniciou a vida sexual, e por isso, não estiveram expostas ao vírus – explicou.
O HPV é a principal causa do câncer do colo de útero e estima-se que 270 mil mulheres no mundo morrem devido a este tipo de câncer. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos em 2014.
De acordo com o Ministério da Saúde, o HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual ou ainda transmitido da mãe para filho no momento do parto. Também existe a possibilidade do vírus ser encontrado ainda vivo em sabonetes, vaso sanitário e toalhas.
A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.