Pinheiral inicia segunda etapa da vacinação contra febre aftosa

Objetivo é vacinar o rebanho bovino e bubalino de até dois anos de idade

Por Otávio de Paiva

Foto: Arquivo

Pinheiral – A Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMADER) iniciou a 2ª etapa da vacinação contra a febre aftosa, uma doença infecciosa aguda que causa febre seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. Esta etapa segue até o dia 30 de novembro e possui o objetivo de vacinar os rebanhos bovinos e bubalinos de até dois anos de idade.

A vacinação é gratuita e realizada pelos técnicos da SEMADER. Os interessados na vacinação dos animais devem realizar o agendamento pelo telefone (24) 99987-0168 ou comparecer à secretaria, localizada na Rodovia Benjamin Constant, nº4703, Km 05, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. Já os produtores que optarem por comprar a vacina e aplicar por conta própria, deverão entregar a declaração e nota fiscal de forma presencial no posto municipal ou núcleo de defesa agropecuária.

A imunização é obrigatória e o produtor rural poderá ser penalizado caso não realize a imunização do rebanho.

Patrícia de Queiroz Ribeiro Mattos, médica veterinária da pasta, falou sobre a importância da imunização dos rebanhos.

“Esta segunda etapa da campanha contra febre aftosa é destinada a todos bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. Solicitamos aos produtores que agendem conosco na SEMADER a data e horário para imunização dos animais. A vacina é gratuita e será realizada durante o mês de novembro. É importante lembrar que mesmo não possuindo animais na faixa etária envolvida nesta etapa (até 2 anos), o produtor deverá informar a quantidade de animais existentes em sua propriedade a fim de realizar a atualização cadastral e declaração de seu rebanho. Este trabalho de parceria entre Prefeitura e produtor vem sendo realizado com sucesso na vacinação contra febre aftosa. Esperamos manter os índices elevados de imunização do rebanho de Pinheiral”, destacou.

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

 

(24) 99926-5051 – Jornalismo

 

(24) 99234-8846 – Comercial

 

(24) 99234-8846 – Assinaturas

Canal diário do vale

colunas

© 2023 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996