segunda-feira, 24 de janeiro de 2022 - 20:16 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Pinheiral: Módulos de saúde terão semana de campanha da ‘Vitamina A’

Pinheiral: Módulos de saúde terão semana de campanha da ‘Vitamina A’

Matéria publicada em 27 de março de 2017, 19:34 horas

 


Em dose: Vitamina A ajuda a fortalecer o sistema imunológico e contribui para a saúde da visão (Divulgação/Ascom PMP)

Em dose: Vitamina A ajuda a fortalecer o sistema imunológico e contribui para a saúde da visão (Divulgação/Ascom PMP)

Pinheiral – A prefeitura de Pinheiral, por meio da secretaria municipal de Saúde, promoveu no último sábado (25), o Dia D a favor da “Vitamina A”, voltada para crianças de seis meses até cinco anos incompletos. A campanha vai até a esta sexta-feira, dia 31, em todos os módulos do Programa de Saúde da Família.

– A vitamina A é um pigmento relacionado com a visão e tem função antioxidante, participa da defesa imunológica, na formação e constituição da pele, mucosas, ossos, cabelos e unhas, promove o processo de diferenciação celular e do desenvolvimento embrionário, auxilia na redução de mortalidade infantil e mortalidade por diarreia – disse a coordenadora de Nutrição, do Departamento de Atenção Básica, Juliana da Matta Amaral.

Segundo a nutricionista todas as pessoas necessitam de vitamina A para proteger sua saúde e visão, porém alguns grupos populacionais, pelas características da fase da vida, necessitam de atenção especial, pois são mais vulneráveis à deficiência de vitamina A, como crianças que passam a receber outros alimentos, além do leite materno, a partir do sexto mês até 59 meses.

– A falta da vitamina A causa problemas na acomodação visual, distúrbio na percepção de cores, xeroftalmia, queda de resistência do sistema imunológico e distúrbios relacionados ao metabolismo – disse a coordenadora, acrescentando.

– É de extrema importância fazer o controle desta substância nas crianças do município e ressaltar que a campanha será feita do dia 27 a 31 de março, porém a vitamina ficará disponível o ano todo. Os responsáveis das crianças devem levar a caderneta de vacinação no posto de saúde – lembrou.

Secretaria promove campanha contra HPV

A secretaria de Saúde de Pinheiral está promovendo também uma campanha de vacinação contra o HPV para meninas de nove a 14 anos e para meninos de 12 a 13 anos. A vacina está disponível nas unidades de saúde da cidade e no último sábado houve o Dia D para a vacinação.

– Neste ano, além das meninas foi inserido no Calendário Nacional de Imunização a vacinação contra o HPV para os meninos. Por isso, atendendo as novas recomendações do Ministério da Saúde realizamos o Dia D da campanha para avaliação do cartão de vacina dos adolescentes. Vale ressaltar que a vacina é para meninas de nove a 14 anos e para meninos de 12 a 13 anos – disse a coordenadora da Atenção Básica, Rafaela Mendes Roquini.

A imunização, que já é destinada as meninas, pode prevenir os cânceres do colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, refletindo diretamente na redução dos casos de HPV, bem como nas mortes provocadas pelo vírus.

– Pedimos que os responsáveis acompanhem os adolescentes as unidades de saúde levando o cartão do SUS e o cartão de vacina – disse.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document