quarta-feira, 23 de junho de 2021 - 18:28 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Pinheiral terá mudanças no trânsito

Pinheiral terá mudanças no trânsito

Matéria publicada em 3 de julho de 2015, 20:19 horas

 


Alterações são de caráter experimental e serão testadas por um mês; elas foram motivadas por pedidos e reclamações

Mobilidade urbana: A partir de domingo sentido das principais ruas da cidade será alterado buscando solucionar problemas na área central (Foto: Divulgação PMP)

Mobilidade urbana: A partir de domingo sentido das principais ruas da cidade será alterado buscando solucionar problemas na área central (Foto: Divulgação PMP)

Pinheiral – Após receber inúmeros pedidos de intervenções por diversos setores e realizar estudos e pesquisas sobre o trânsito da cidade, a Prefeitura de Pinheiral está promovendo mudanças no sentido das principais ruas buscando solucionar uma série de problemas atualmente existentes na área central. As mudanças são de caráter experimental e serão testadas por um mês. Entre os problemas listados pela população estão: carência de vagas de estacionamento, desrespeito ao pedestre, falta de segurança para os moradores, congestionamento de veículos, poluição sonora, acidentes de trânsito, desrespeito às leis, entre outros.
A principal alteração é a transformação das ruas Nini Cambraia e Bulhões de Carvalho em mão única sentido Centro/Rolamão. Em toda essa via serão criadas vagas de estacionamento, facilitando o acesso do cidadão à suas casas e ao comércio local. Nesse trecho, as ruas e becos que se comunicam com essas vias serão ordenadas com sentido único, ao invés de mão dupla, como ocorre hoje.
Outra alteração importante, é que a Rua São Jorge passa a ter sentido único, subindo do bairro Rolamão para a Rua Helena Correia de Miranda. Nesta rua acontece a terceira grande alteração: o trecho que vai de encontro com a Rua São Jorge passa a ter sentido único do Bela Vista em direção ao Centro. Algumas ruas secundárias também sofrerão mudanças de direção.

Essas alterações impactarão também o trânsito dos ônibus municipais e intermunicipais, e isso trará algumas trocas nas localizações dos pontos. A novidade também objetiva a redução do tempo de deslocamento do Centro até o São Jorge e, consequentemente, para quem se desloca para Volta Redonda.
As alterações serão implementadas neste domingo, dia 5 de julho. Durante os próximos dias, agentes de trânsito intensificarão os trabalhos em rua para orientar os condutores de veículos. A sinalização nas vias principais e adjacentes também será trocada para receber a implantação do sistema.

Além disso, foi criado também um canal de comunicação direto para acolher críticas, sugestões ou elogios quanto a essa implantação, através do e-mail: [email protected]
De acordo com o prefeito José Arimathéa Oliveira (PT), qualquer alteração proposta enfrenta algumas dificuldades estruturais de uma cidade que cresceu sem planejamento e, portanto, com ruas estreitas e sua grande maioria sem calçadas.
– Sabemos que toda mudança causa resistência de algumas pessoas. Quando se pensa em mudar uma das principais vias de circulação da cidade, o risco de gerar insatisfações é ainda maior. Mesmo que algumas pessoas fiquem contrariadas no primeiro momento, temos a consciência de que a intervenção proposta vai melhorar a vida de toda a cidade. No mais, pedimos paciência a todos, pois estamos implementando de forma experimental essas mudanças e, por isso, a sinalização implementada neste primeiro momento não será definitiva – explicou o prefeito.

Em discussão e estudo

E o assunto do trânsito chegou a ser tema central da primeira reunião do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), onde foram discutidas questões relativas à segurança da cidade. A ocasião contou com a presença de entidades como o Sindicato dos Rodoviários e a ACIAP/Pinheiral, algumas associações de moradores, além de representantes da Viação Pinheiral.
Já em abril de 2013, na Conferência da Cidade, foi aprovada uma deliberação ao Executivo para que desenvolvesse um estudo de mudanças visando à melhoria do trânsito no município.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

5 comentários

  1. MORALIZAR SE NEM A GUARDA QUE EXISTE PODERÁ MULTAR.AS SINALIZAÇÕES DAS RUAS NÃO FORAM FEITAS, COLOCARAM UMA PLACAS DE PLÁSTICO. TUDO SEM PLANEJAMENTO.E O PREFEITO PEDIU PARA O PADRE FICAR FALANDO NAS MISSAS PARA O POVO NÃO RECLAMAR DEMAIS E QUALQUER PROBLEMA COLOCAR A CULPA NELE.ATÉ ORAÇÕES ESTÃO PEDINDO.

  2. NUNCA VI TANTA BAGUNÇA, UMA HORA RETIRAM E DESLIGAM OS SINAIS AGORA VOLTAM E AINDA COLOCAM MAIS UM SINAL PRÓXIMO A UMA CANCELA DE FERROVIA,UM ABSURDO. QUANDO ACONTECER UM ACIDENTE VÃO COLOCAR A CULPA NO PADRE? DEUS ME LIVRE.

  3. Chegou a hora de moralizar o trânsito da cidade, devido ao desenvolvimento que ora ocorre no comércio local. Deixo um recado aqui para os maus motoristas que insistem em não usar a seta: POR FAVOR, O USO DA SETA É OBRIGATÓRIO POR LEI, E FACILITA OS SEUS PARES NA DIREÇÃO. uSEM-NA, SEM CERIMÔNIA!

  4. EU GOSTEI DA IDEIA DA MUDANÇA , POIS VISA MUDAR O COMERCIO DE NOSSA CIDADE, MAIS ESTE É UM PROJETO DESDE A EPOCA DO EX PREFEITO LAERCE , SÓ ACHO QUE ERRARAM MUDANDO O TRAFEGO DA SEGUNDA LINHA, POIS MUITOS CAMINHOES QUE PASSAM POR ALI , AGORA OBRIGATORIAMENTE ELES TERÃO QUE PASSAR PELA RUA DO FLORESTA A , BEM NA MINHA OPINIÃO QUE TRABALHO DE MOTORISTA DENTRO DA CIDADE, VAI TROCA 6 POR MEIA DUZIA ,,POIS TODOS OS CAMINHOES QUE VEM DE FORA SERÃO OBRIGADOS A PASSAR POR ALI,,,AUMENTANDO AINDA MAIS O RISCO DE ACIDENTES ,,,COISA QUE EM PINHEIRAL É BEM PEQUENO,,,MAIS QUEM MANDA AQUI É A VIAÇÃO PINHEIRAL NÉ …FAZER O QUE?????

  5. antes de acontecer a mudança eu apoio ,porque ja vi que vai uma maior mobilidade urbana ate o comercio ganha com isto .mais temos que ficar de olho porque pinheiral e uma terra que ninguem respeita nada principalmente no transito estaciona em qualquer lugar descarrega em qualquer lugar ,principalmente os proprios funcionario da prefeitura com os carros da mesma ,tem carro que nem placa tem de tao esculaxado caido os pedaçoes

Untitled Document