Piraí – Com participação efetiva de um Grupo de Trabalho de Piraí, o Comitê Guandu-RJ traçou estratégias para conservar e recuperar a Mata Atlântica no município, ajudando no planejamento por um crescimento econômico aliado à sustentabilidade.
Através de um Acordo de Cooperação Técnica com o colegiado, foi elaborado o Plano Municipal de Mata Atlântica (PMMA), um trabalho que, junto com outros 11 municípios, resultará, ao fim do Projeto Integra Guandu, no Plano Diretor Florestal da Região Hidrográfica II.
De acordo com o fiscal de Controle Urbano Mário Luiz Dias Amaro, a conservação da Mata Atlântica não era um assunto corriqueiro em Piraí. “O município não tinha uma postura definida para trabalhar a recuperação dos trechos de Mata Atlântica existentes em seu território”, disse, acrescentando que o Comitê Guandu tem participado ativamente em Piraí com várias ações voltadas para a conservação dos recursos hídricos. “O PMMA é mais uma importante ferramenta que o Comitê está ajudando, com uma participação efetiva, o município a construir”, destacou.
Ainda de acordo com Mário, Piraí já formou um grupo de trabalho empenhado em buscar ações de planejamento importantes para os próximos anos. “Com sua participação no processo do PMMA, nota-se que, agora, já existe uma nova consciência em relação à importância da Mata Atlântica”, disse. Segundo ele, o PMMA de Piraí pode trazer aos moradores oportunidades geradas pelo planejamento ordenado de seu território, com crescimento econômico aliado à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Para o fiscal, os municípios vizinhos a Piraí podem e devem auxiliar na construção do PMMA. “A preservação da Mata Atlântica precisa ser uma ação que ultrapasse as fronteiras municipais. É preciso acordar ações que alcancem os municípios vizinhos”, afirmou, ressaltando que, além da conservação da natureza, o plano pode garantir ao município melhoria da qualidade de vida e oportunidades para o ecoturismo.
Questionado sobre como vê a Mata Atlântica em Piraí daqui a dez anos, Mário afirmou que gostaria de ver um crescimento das áreas florestadas do município. “ Gostaríamos de constatar que o planejamento e as ações implementadas através do PMMA surtiram efeito, e com ações voltadas para a sustentabilidade. Que o município tenha conseguido avançar no desenvolvimento econômico e desenvolver ações voltadas para a conservação da Mata Atlântica que renderam uma notável melhoria na qualidade de vida da nossa população”, finalizou.