sábado, 31 de julho de 2021 - 21:09 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Piraí é o sétimo município mais transparente do Estado, segundo MPF

Piraí é o sétimo município mais transparente do Estado, segundo MPF

Matéria publicada em 24 de dezembro de 2015, 11:00 horas

 


Piraí –  Na segunda avaliação do Ministério Público Federal (MPF) nos portais de transparência dos municípios brasileiros, realizada no início do último trimestre do ano, Piraí subiu 36 posições, pulando de 43º para 7º lugar no Estado do Rio de Janeiro.

O secretário Municipal de Ciência e Tecnologia de Piraí, Osni Silva, informou que a elevação do município no ranking do MPF se deve ao empenho da equipe de desenvolvimento nos últimos meses em disponibilizar o máximo de informação possível sobre a administração, melhorando a organização, a atualização dos dados e a implementação das ferramentas de navegação, tornando mais fácil para o cidadão encontrar e acessar as informações disponíveis no portal do Município.

“É importante destacar que o Município não onerou os cofres públicos para que fosse possível esse avanço. Toda reformulação e desenvolvimento do sistema de informação do portal de transparência foi realizada pela equipe de desenvolvimento da Prefeitura”, explicou Osni Silva.

Na avaliação do MPF Piraí recebeu nota 8,5 e o município melhor colocado na região foi Resende com nota 9,5, conquistando a 5ª colocação no ranking estadual.

O prefeito Dr. Luiz Antonio disse que o salto na classificação do município de 43º para 7º lugar em transparência reflete o trabalho da administração.

“Quando foi divulgado o primeiro ranking em que nós ficamos em 43º vimos que esse avanço era uma necessidade. Nós já tínhamos essa decisão de total transparência no município o que levou toda equipe a perseguir esse objetivo colocando tudo oque fosse possível à disposição no portal e de uma forma mais amigável para o cidadão”, afirmou Luiz Antonio.

O prefeito destacou que o Ministério Público Federal avalia os dados obrigatórios para publicação e as informações oferecidas pela administração de forma facultativa, que o cidadão de Piraí pode encontrar no portal praticamente todas as informações que ele necessita para acompanhar como vem sendo empregado o dinheiro público.

“Fiquei muito feliz com o resultado, pois acredito que a transparência nas ações públicas é fundamental para a democracia. Informações de despesas e receitas, contratos e convênios da Prefeitura, bem como os valores pagos pelo município em diárias aos funcionários, concursos públicos e lista de convocação estão à disposição do cidadão”, explicou o Dr. Luiz Antonio.

Além de melhorar o acesso à informação a Prefeitura de Piraí tem se empenhado em colocar à disposição da sociedade o maior número possível de serviços on-line, onde os interessados possam fazer suas solicitações ao poder público sem sair de casa. Reparos e trocas de lâmpadas da iluminação pública, acompanhamento de processos junto à administração municipal, solicitação de caçambas de entulho e resultados de exames realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, são alguns dos serviços disponibilizados no portal da Prefeitura.

Duque de Caxias, Macaé, Niterói e Nova Iguaçu, dividem a primeira colocação no ranking do Estado com nota 10; Resende é o quinto colocado, recebendo nota 9,5; Mangaratiba obteve nota 8,6 e está em 6º; Piraí está na sétima colocação, com nota 8,5, juntamente com Queimados, Rio de Janeiro e Silva Jardim.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

7 comentários

  1. Mudancas substanciais na administracao de VR deverão acontecer a partir das eleições de 2016. Pelo menos e o que eu espero. Só assim sairemos do nada em que nos voltarredondenses nos encontramos.

  2. eu nao sei nas outras secretarias,mas no saae se bater uma auditoria,investigando todos que ocupam cargos de confianca descobrem muita coisa.

  3. porque sera que volta redonda do prefeito neto nao ta incluida?

  4. Parabéns Piraí! Nota-se uma melhora boa com o trabalho de Vcs e em pouco tempo.

    E VR? Qual posição?

    Quanto a CMVR nem aparece na lista, pois em plena era da internet não tem nem sitio funcionando.

    Enquanto o Senado Federal é o órgão mais transparente do BRasil, aqui a casa do povo de VR é uma caixa-preta. O que dizem os 51 mil eleitores dos 21 vereadores?

  5. Viu ai Jonas e veredores de Barra Mansa para coisas boas nossa cidade nunca aparece. Agora se fosse o ranking de cidade mais ferrada, Barra Mansa seria a primeira. FORA JONAS E VERADORES ( PRINCIPALMENTE AQUELES QUE JA TIVERAM MUITA OPORTUNIDADE E NÃO FIZERAM NAD,A SO FICARAM MAMANDO COM O NOSSO DINHEIRO )

    • Que bom ver comentaristas falando que o “dinheiro é nosso”, uma mudança significativa, bem diferente do “dinheiro público”, porém precisamos melhorar mais até chegar “os meus altíssimos impostos”.

      Com o “dinheiro público” os pilantras acham que ele não tem dono, aí fazem o que estamos vendo diariamente.

      Com “os meus altíssimos impostos” tbm não será diferente para eles, mas sim para os eleitores que tomarão consciência do dinheiro que nos são tirados e tomarão providência para não reeleger corruptos para os gerir.

Untitled Document