terça-feira, 11 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Piraí inaugura Marco Histórico da Serra do Matoso nesta sexta

Piraí inaugura Marco Histórico da Serra do Matoso nesta sexta

Matéria publicada em 13 de novembro de 2019, 20:22 horas

 


Finalidade do marco é a valorização do patrimônio histórico e desenvolvimento turístico da região
(Foto: Divulgação)

Piraí– A prefeitura de Piraí, em parceria com a Associação dos Empreendedores em Turismo das Serras Históricas do Piloto e Matoso, vai inaugurar nesta sexta-feira (15), o Marco Histórico da Serra do Matoso. O evento contará com atividades esportivas como montain bike, caminhada ecológica e corrida de montanha, forró e barracas com comidas, bebidas, doces e feira agroecológica.
A finalidade do marco é a valorização do patrimônio histórico e o incentivo ao desenvolvimento turístico da região, a partir da histórica Estrada Calçada, também conhecida como Estrada Real ou Estrada Imperial, construída no século XVIII e denominada oficialmente à época como Estrada do Presidente, em homenagem ao presidente da província, Paulino José Soares de Souza.
A Estrada era a principal rota de ligação entre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo e por ela transitavam as comitivas da corte em suas viagens à Cidade de São Paulo e a maior parte das riquezas produzidas no Vale do Paraíba e de outras localidades com destino à cidade do Rio de Janeiro.
Na região das Serra do Matoso e Serra do Piloto existem diversas ruínas de casarios antigos e sedes de fazendas, como o Casarão de Santa Thereza, que se encontra em perfeito estado de conservação.
Mais de 250 atletas já se inscreveram para o evento, que terá sua concentração na Mansão do Forró, localizada à Estrada do Caçador, nº 180 C, Itaguaí. O percurso subirá a serra através da Histórica Estrada Calçada e a chegada será em Três Vendas, já no Município de Piraí, onde acontecerá a inauguração do Marco Histórico da Serra do Matoso, prevista para as 12 horas e as festividades de comemoração pelo resgate e valorização desse importante caminho para a economia e história do Brasil.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document