Pneus recolhidos das ruas são reaproveitados em Barra Mansa

by Diário do Vale

Projeto Arte com Pneus reutiliza parte dos resíduos em matérias úteis
(Foto: Divulgação- Secom PMBM)

Barra Mansa- A secretaria de Meio Ambiente retirou cerca de 300 pneus do depósito que se estabelece no Parque da Cidade. O material recolhido foi encaminhado para reciclagem com a finalidade de ser reaproveitado para transformar esse tipo de resíduo em combustível, substituindo o carvão coque. Os materiais que não são aproveitados pela cimenteira, são direcionados para os alunos do projeto Arte com Pneus, com intuito de transformar os resíduos em materiais úteis, como móveis, para diminuir os danos ambientais e gerar renda para a população.

Além disso, a fossa séptica sustentável é outra maneira de tirar proveito dos materiais recolhidos, na qual são necessários oito pneus de caminhões para instalar dois módulos no vaso sanitário. No primeiro módulo o esgoto começa a se decompor através da ação das bactérias e a matéria orgânica é depositada no fundo, gerando um líquido que segue para o segundo módulo, onde as bactérias removem 95% da matéria orgânica contaminante. Esse serviço é recomendado para moradores de áreas rurais.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, a necessidade de combater o descarte indevido de pneus está atrelado ao reaproveitamento do material.
– Um dos maiores problemas é a longa vida útil deste material, que se tornou algo riquíssimo para esse tipo de trabalho. Nosso objetivo é buscar soluções para reinventar, criar e transformar aquilo que nós temos em algo novo e mais útil – disse Beleza.

O coordenador e instrutor do Arte com Pneus, Arilson Sales, informou que a prefeitura fiscaliza os geradores de pneus, através das reuniões que ocorrem em períodos trimestrais.
– Em Barra Mansa existem cerca de 170 geradores de pneus e temos reunião de três em três meses para fiscalizar se todos são atendidos e se alguém tem alguma ideia para buscar melhorias no trabalho. Além disso, estou sempre visitando esses geradores, com objetivo de certificar se estão fazendo o armazenamento da maneira correta, para não trazer problemas futuros – salientou Arilson.

You may also like

1 comment

Luis Paulo 31 de agosto de 2019, 07:11h - 07:11

Bom dia!
Excelente ! Acompanhar e apoiar e resolver problemas que afetam o meio ambiente. Punir com ameaças multas só incentiva a desistência de pessoas que podem ajudar a cidade e o país a sair desta crise.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996