Ponte segue parcialmente interditada e causa transtornos para motoristas

by Diário do Vale

Fluxo de veículos segue em um itinerário especial, no sentido Centro, com apoio da Guarda Municipal  (Foto: Pollyanna Moura)

Barra Mansa – Moradores e motoristas que precisam passar pela Ponte Ruth Coutinho, localizada na Avenida Argemiro de Paula Coutinho, no Centro de Barra Mansa, têm motivos de sobra para reclamar. Isso porque, após a estrutura da ponte ficar comprometida, foi parcialmente interditada e vem atrapalhando o fluxo de veículos que precisam passar pelo local. A ponte dá acesso ao Fórum e ao Sesi.

Além disso, recentemente, a avenida foi estendida e agora, dá acesso à Rodovia Sérgio Braga. Com isso, o fluxo de veículos tem aumentado. No final de setembro, o prefeito Rodrigo Drable recebeu a visita do presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas do Governo do Estado do Rio), Marco de Oliveira Vargas Francisco, e de técnicos do órgão; além de alguns secretários do município, para realizarem uma vistoria no local. Na ocasião, o presidente da Emop, disse que o governo do Estado, por meio da Empresa de Obras, auxiliaria o município com o devido apoio técnico imprescindível para execução da obra.

Segundo informações cedidas por guardas municipais, o fluxo no local segue da seguinte maneira: entre 11h30 e 14h, os veículos só podem passar pela ponte, sentido Volta Redonda. Entre 14h e 16h30, o trânsito segue normalmente. E entre 16h30 e 18h, o controle segue sendo realizado pela Guarda. Durante o horário de ‘rush’, os veículos só podem seguir sentido Volta Redonda. Muitos motoristas, desconhecendo a novidade, passaram pelo local, na tentativa de seguirem para o Centro da cidade e se frustraram. Os guardas auxiliaram todos os motoristas e também motociclistas, informando o novo horário. Muitos reclamaram da novidade e tentaram contestar a determinação.

Francislaine Cardoso, moradora do bairro Vila Maria, disse que seu filho estuda no Sesi e precisa passar pelo local diariamente. Ela ressaltou que ficou sabendo da interdição através de um aplicativo de celular, e que, não só ela, como outros motoristas, têm tido transtornos.

– Eu fiquei sabendo através de um grupo de um aplicativo no meu celular. Me enviaram uma mensagem informando que só poderia passar carro, sentido Volta Redonda, além das vans escolares. E que para retornarmos ao Centro, nós teríamos que dar a volta, passando pela Via Sérgio Braga. Acredito que tem dias que o Fórum fica mais cheio, talvez por causa de algumas audiências e com isso, o fluxo de carros circulando por aqui aumenta. Fora os veículos que passam por aqui por causa da escola. O estacionamento fica ruim e o acesso à ponte também. O transtorno que nos causa é enorme. O único acesso que tem ali é a ponte. Ainda bem que fizeram essa passagem que liga a escola a saída da Saint Gobain, nos ajudou muito – disse.

Para Maria Aparecida de Souza, que mora próximo ao local e necessita passar pela ponte com certa frequência, o medo de que algo aconteça, é grande.

– Já era para terem resolvido essa situação. Cada dia que passa, a gente percebe que a estrutura dessa ponte está mais danificada. Eu e meus vizinhos não precisamos entender muito de engenharia para percebermos que o pior pode acontecer, aqui. Tudo bem que interditaram meia pista e estão controlando o fluxo de veículos que circulam na ponte, mas isso não vai resolver o problema. Precisam reestruturar a base dessa ponte. Com o tempo, com o desgaste natural de qualquer obra, somados à falta de manutenção e ao peso que circula por ela, não descarta o fato de uma tragédia anunciada, acontecer aqui. Será que vão esperar acontecer o pior para tomarem providências? Precisam olhar por nós e para todos que passam por aqui. Temos uma escola aqui perto. Fora o Fórum que obriga várias pessoas a passarem por aqui também. E depois que abriram a avenida para ligar o acesso a Volta Redonda, o fluxo aumentou. Logo, precisam mexer na manutenção da ponte. A gente espera que resolvam isso o mais rápido possível, porque isso aqui tá muito perigoso – comentou.

 

Ponte já passou por perícia e prefeitura aguarda liberação de projeto topográfico

Em nota, a prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Manutenção Urbana, informou que a ponte na Avenida Argemiro de Paula Coutinho passou por um laudo pericial, o projeto básico, e que está em processo de criação da topografia, para que então possa ser realizado o projeto executivo. A prefeitura ainda reiterou a necessidade de aguardar a finalização desse projeto, para que seja aberta uma licitação de início das obras.

Fluxo dos veículos

Já a Guarda Municipal informou que o fluxo segue em um itinerário especial, no sentido Centro. Os veículos devem seguir pela Avenida Sérgio Braga, fazendo a travessia pela linha férrea. Já as vans poderão seguir pela ponte, nos horários de 11h30 até 14h e 16h30 às 18h30. A Guarda Municipal já solicitou às empresas VLI Logística, Saint Gobain, e MRS Logística a cooperação durante os horários de pico, para que evitem o bloqueio da passagem, coibindo o congestionamento de veículo.

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996