Porto Real alerta sobre importância do teste do pezinho

by Diário do Vale

Porto Real  –   A Secretaria de Saúde, que realiza rotineiramente o teste do pezinho, está alertando os pais sobre a importância do exame, que deve ser feito entre o terceiro e quinto dia nascimento do bebe. A finalidade é detectar possíveis doenças. No entanto, a coordenadora do PAISMCA, Maria Lúcia Pineschi, explica que o exame pode ser realizado em Porto Real até 30 dias após o nascimento do bebê.

– Depois do prazo, o exame é realizado no IEDE, no Rio. De posse dos resultados, entramos em contato com a mãe do bebê e oferecemos todo o suporte para que sejam tomadas as providências necessárias. O tratamento para as doenças detectadas é feito fora do município. Por isso, disponibilizamos o transporte e a marcação das consultas – afirma.

As doenças detectadas pelo teste fenilcetonúria; anemia falciforme; hipotireoidismo congênito; fibrose cística; deficiência da biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

A prefeita Cida alerta para a importância do teste:

– Peço às mães que se atentem aos prazos no intuito de promover o bem-estar dos nossos bebês. Vamos fortalecer cada vez mais as políticas de prevenção no que se refere à saúde da população. Por isso, contamos com apoio de cada morador, para que esses laços sejam fortalecidos – enfatizou a prefeita.

O teste do pezinho é realizado na Central de Vacina, de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h, ou no setor de Maternidade do Hospital Municipal São Francisco de Assis, (feriados, pontos facultativos e finais de semana). Os estabelecimentos ficam na Avenida Renato Monteiro, no bairro Novo Horizonte.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996