sexta-feira, 20 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Porto Real auxilia produtores rurais na colheita de feijão

Porto Real auxilia produtores rurais na colheita de feijão

Matéria publicada em 16 de agosto de 2019, 14:18 horas

 


Colheita traz a produção de dois tipos de feijão: o preto e o carioquinha; a época de plantio de feijão é entre os meses de abril e agosto

Secretaria fez a doação de 850 kg de sementes de feijão, no mês de abril deste ano
(Foto: Dorinha Lopes – Secom PMPR)

Porto Real- Mais uma colheita de feijão foi concluída no município. No início do mês de agosto, produtores rurais de Porto Real, começaram a colheita do feijão. Com o apoio da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre feijões pretos e cariocas, a colheita segue a todo vapor. Os agricultores contam com maquinários, sementes e insumos, além da assistência técnica com profissionais disponibilizados pela secretaria, do início ao fim de cada plantio.

De acordo com informações da secretaria, o município conta atualmente com aproximadamente 20 produtores cadastrados. A colheita traz a produção de dois tipos de feijão: o preto e o carioquinha. A época de plantio de feijão é entre os meses de abril e agosto. E a secretaria fez a doação de 850 kg de sementes de feijão, no mês de abril deste ano. O secretário Rodolpho Guimarães Salles, diz que até o final de setembro, termina a colheita do feijão.

– Tivemos alguns atrasos por conta do tempo, mas está tudo caminhando dentro do cronograma. A maioria dos produtores tem poucos recursos e, com esse incentivo, além de melhor renda, o produtor tem a oportunidade com a terra adubada, de enriquecer seu trabalho – completou.

– Tendo em vista esse apoio da secretaria e parcerias, esta é uma grande oportunidade para os produtores desenvolverem um trabalho que vem firmar a região como forte produtora de feijão. Esse incentivo fortalece o trabalho de todos – ressaltou o secretário, lembrando que a culminância desse projeto é a Festa do Feijão, que será realizada de 6 a 8 de setembro, no Horto Municipal. Segundo o secretário destacou, esse apoio é uma forma de fixar o homem no campo e trazer uma opção de renda para os produtores.

Expectativas

Para Paulo César Albarelo, que é produtor em Porto Real há mais de 20 anos, a última colheita foi de 1 tonelada, colhidos em sua propriedade, situada na Vila Marina, em Bulhões. O incentivo do município é fundamental para a realização do seu trabalho e disse estar com boas perspectivas.

– Sem fomento e incentivos à produção, ficaria inviável plantarmos o feijão. Mas estamos colhendo bem e acredito que vai dar para ter um bom faturamento com esta safra. Para nós, quanto mais benfeitorias, melhor para a produção – acrescentou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    A partir de agora eu só vou comprar feijão de Porto Real. Podem me esperar aí na Festa do Feijão. Meu dinheiro do feijão não vai mais para fora da região.

    Quero saber se vai ser oferecido nas feiras tbm.

Untitled Document