terça-feira, 4 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Porto Real chega a 100 exames de mamografia

Porto Real chega a 100 exames de mamografia

Matéria publicada em 25 de maio de 2017, 18:02 horas

 


Após quase um mês em funcionamento mamógrafo segue diminuindo a demanda e o tempo de espera

 Rede pública: Em operação desde o último dia 9 em Porto Real, aparelho avalia os tecidos internos da mama (Foto: Divulgação/Ascom PMPR)

Rede pública: Em operação desde o último dia 9 em Porto Real, aparelho avalia os tecidos internos da mama (Foto: Divulgação/Ascom PMPR)

Porto Real – Instalado há cerca de um mês no município, o aparelho de mamografia beneficiou cerca de 100 mulheres até esta semana, diminuindo assim a demanda reprimida pelo exame. Em operação desde o último dia 9 na rede pública de Porto Real, o aparelho de tecnologia avançada está em pleno funcionamento. O equipamento foi obtido com recursos municipais.

– Da mesma forma que estamos reduzindo a espera pela mamografia, também estamos trabalhando para facilitar o acesso a vários outros tipos de exames – adiantou o prefeito Jorge Serfiotis (PMDB).

A coordenadora da Casa da Mulher e da Saúde da Mulher, Maria Lúcia Pineschi, informou que nesse primeiro mês foram realizados exames de pacientes que estavam aguardando desde o ano passado.

– Nossa expectativa é concluí-los em alguns dias. Mas para isso é necessário o comparecimento dos pacientes agendados. As faltas prejudicam quem realmente precisa do exame e é obrigado a esperar mais, sem esta necessidade – pontuou.

Exame comumente solicitado por ginecologistas e mastologistas, a mamografia serve para avaliar os tecidos internos da mama e diagnosticar bem cedo nódulos e tumores e possibilita a identificação do câncer de mama. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda o exame de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, idade que é definida como público prioritário para a realização do exame preventivo.

Importante para garantir a saúde das mulheres, o exame de mamografia pode até salvar vidas, pois ajuda com que médicos possam descobrir possíveis nódulos e tratar com antecedência o câncer de mama, doença que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.

Serviço

O exame de mamografia é realizado na Casa da Mulher e feito por meio de encaminhamento e agendamento prévio na secretaria de Saúde através do número (24) 3353 4899. A Casa da Mulher fica na Rua Pascoina Lanconi Tavernari, s/ nº, Centro.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar
    SER DE OUTRO PLANETA

    “Instalado há cerca de um mês no município, o aparelho de mamografia beneficiou cerca de 100 mulheres até esta semana”
    O Instituto Nacional do Câncer-INCA na Praça da Cruz Vermelha – Rio de Janeiro – RJ faz a mesma quantidade de exames num único dia! Tão atrasados ainda!!!

Untitled Document