quarta-feira, 13 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Porto Real destaca Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Porto Real destaca Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Matéria publicada em 26 de agosto de 2019, 17:44 horas

 


Programação diversificada teve participação dos estudantes da Educação Especial Municipal

Palestras específicas sobre as deficiências foram ministradas no evento
(Foto: Divulgação- Secom PMPR)

Porto Real- A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi realizada nos dias 21, 22 e 23 de agosto pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Turismo de Porto Real. O evento teve apresentações artísticas com a participação dos estudantes da Educação Especial e palestras específicas sobre as deficiências, ministradas pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Porto Real com os seguintes temas: “Conversando Sobre a Deficiência Intelectual”, “Paralisia Cerebral e Possibilidades de Aprendizagem”; “Deficiência Visual”; e ainda “Adaptações Curriculares, Currículos Funcional e Sequencial”.

O prefeito Ailton Marques, presente ao evento enalteceu a importância do trabalho realizado pelo AEE.
– É fundamental dar todo apoio necessário para o Atendimento Educacional Especializado. Quando tivermos uma sociedade que busca compreender as diferenças, trabalhar para diminuí-las e propiciar uma inclusão de fato, teremos uma sociedade mais justa e inclusiva – disse Ailton.
O secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva, ressaltou o objetivo das ações da semana.
– O objetivo dessa semana é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. Pensamos em compartilhar conhecimentos e oferecer, àqueles que querem aprender um pouco mais sobre deficiência e entender o processo inclusivo. Para isso promovemos formações teóricas, práticas e experiências para que nossos estudantes sejam cada vez mais incluídos no ambiente escolar e em todos os contextos da sociedade – relatou o secretário.

– Gostaria de agradecer os profissionais de educação envolvidos na promoção da semana e ainda aos parceiros que auxiliaram. Fiquei imensamente feliz por contemplar um número expressivo de pessoas do município buscando essas formações e adquirir um pouco mais de conhecimento na área da educação especial. Nossos agradecimentos, em nome da secretaria municipal pela parceria da Associação Mulheres em Ação, Família e Comunidade, através da presidente Sonja Holanda, que abrilhantou nosso evento através de serviços estéticos para os familiares e estudantes da educação especial. Agradecemos também pela presença das professoras especialistas convidadas: Cláudia Conroy que ministrou a palestra e oficina de Libras- Língua Brasileira de Sinais e Zilmara Chaves de Campos, que ministrou a oficina de Educação Física Estruturada Para Estudantes com Autismo – esclareceu a coordenadora de Educação Especial, Roselita Pereira, que ainda destacou o papel da família no processo de inclusão da pessoa com deficiência.

– Outro papel fundamental, quem possui é a família. Em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação e demais projetos. Por isso procuramos envolver os familiares, mostrando a importância do fortalecimento desse elo para o desenvolvimento do estudante – concluiu Roselita.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document