Porto Real – A secretaria de Ordem Pública formou a primeira coalizão comunitária antidrogas do estado do Rio de Janeiro. A prefeita Cida realizou a entrega de certificados do Treinamento CADCA (Coalizões Comunitárias Antidrogas da América). Em cerca de seis meses, a capacitação envolveu setores do governo municipal, religiosos, autoridades, empresários e líderes comunitários. Eles traçaram estratégias que visam à prevenção do uso do álcool e outras drogas, sobretudo por crianças e adolescentes. Como parte do encerramento do curso, os participantes visitaram líderes dos poderes Executivo, Legislativo e religiosos do município.
A consultora internacional da CADCA, Ariléa Fernandez, relatou que o trabalho já rende os primeiros frutos em Porto Real.
– Já temos um grande apoio da comunidade e os primeiros efeitos no comportamento estão surgindo. Através da conscientização promovida pelo grupo, percebemos certa mudança na conduta de alguns setores do comércio, no que diz respeito ao horário de funcionamento e na vigilância quanto à venda de bebidas alcoólicas. Ainda vamos ter três treinamentos de assistência técnica em data a ser definida. O processo será realizado pela Associação Pró-Coalizões do Brasil – disse.
Uma das participantes do treinamento foi a empresária Vanessa Miranda. Ela acredita que a coalizão será de grande importância para o município.
A prefeita afirmou que a situação do mundo atual é crítica. “As consequências do uso de álcool e drogas são terríveis. A sociedade paga o preço, com o aumento da violência e da criminalidade. A realidade é muito triste. Agradeço a todos que possuem a preocupação em querer o melhor para Porto Real. Deus nos ajude nessa causa para que possamos ver prontamente os primeiros resultados”, disse Cida.
1 comment
Bela iniciativa, acredito que conscientização se faz a prevenção.
Comments are closed.