‘Porto Real Mais Verde’ recupera nascente em Bulhões - Diário do Vale
terça-feira, 21 de setembro de 2021 - 10:21 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / ‘Porto Real Mais Verde’ recupera nascente em Bulhões

‘Porto Real Mais Verde’ recupera nascente em Bulhões

Matéria publicada em 9 de dezembro de 2015, 21:47 horas

 


Mão na massa: Prefeita Cida fez questão de plantar a primeira muda, às margens do Rio Piá, afluente do Paraíba do Sul (Foto: Divulgação PMPR)

Mão na massa: Prefeita Cida fez questão de plantar a primeira muda, às margens do Rio Piá, afluente do Paraíba do Sul (Foto: Divulgação PMPR)

Porto Real – A parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do projeto “Porto Real Mais Verde”, com a CCR Nova Dutra – concessionária que administra a rodovia -, promoveu o plantio de 1.115 mudas de espécies nativas na mata ciliar do Rio Piá, em Bulhões, afluente do Rio Paraíba do Sul. A ação por parte da concessionária se trata de uma medida compensatória. A prefeita Cida fez questão de plantar a primeira muda.
A ocasião também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Luiz Tavares, da representante da CCR Nova Dutra e gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Carla Fornasaro, do proprietário do sítio em que as mudas foram plantadas, Sérgio Costa da Rocha, o vereador Ailton Marques e alunos do 7° e 8° anos da Escola Municipal Marina Graciani Fontanezzi, situada na Vila Marina em Bulhões.
Diante da medida compensatória da concessionária, a equipe do projeto Porto Real Mais Verde, que atua na constante preservação do meio ambiente, disponibilizou algumas áreas do município para serem recuperadas e preservadas, de acordo com os princípios ambientais.
– Nos preocupamos com a recuperação das matas da cidade e visando reforçar essa questão, solicitamos o apoio dos donos das propriedades de alguns locais – explicou a diretora de Meio Ambiente, Ednilda Teixeira.
A gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Carla Fornasaro, ressaltou a importância da preservação da nascente e matas.
– Encontrar essas áreas em Porto Real para realizar o trabalho de preservação e recuperação de nascentes e matas veio de encontro com nossa política de preservação, foi sem dúvida, uma parceria muito favorável, para ambas as partes. Preservar as nascentes é preservar a vida ao longo de toda a região e entorno. Com isso, favorecemos melhores condições físicas, químicas e biológicas do solo, facilitando a infiltração, preservação de recursos hídricos, aumento da estabilidade do solo e melhores condições no microclima – afirmou.
O proprietário do sítio margeado pelo Rio Piá, Sérgio Costa da Rocha, acredita nos benefícios da ação.
– É uma intenção minha, realmente, o reflorestamento desse rio e essa foi a oportunidade onde um estudo foi viabilizado e efetuado o plantio, que ajudará, e muito, na vinda de aves, que darão mais vida ao local – afirmou.
O vereador Ailton Marques, além de integrar a comunidade do bairro, considera uma questão de consciência promover a preservação ambiental.
– É essencial exercer a prática da limpeza no meio ambiente, preservando-o para que sejam minimizados os impactos ambientais. De fato foi feito um estudo visando arborizar muitas áreas em Porto Real, restaurando e protegendo as matas ciliares, beneficiando a cidade e até seu entorno – destacou.
– Essa área de Bulhões é a que concentra o maior remanescente de mata atlântica do município, que tem 2,5. O Rio Piá está bastante desprotegido em Área de Preservação Permanente (APP), portanto, designamos para essa região as maiores compensações possíveis, visando à proteção da flora e fauna do rio – concluiu o secretário de Meio Ambiente, Luiz Tavares.
A prefeita Cida disse que a prefeitura vem investindo na qualidade de vida da população e isso se reflete em ações pró meio ambiente.
– Nos dias de hoje não é qualquer ser humano que se preocupa com o meio ambiente. Estamos investindo fortemente na qualidade de nossa água, que vem do Rio Paraíba, que deve ser cuidado. Priorizando a preservação dessas áreas é que conseguiremos oferecer melhores condições ambientais para nossa população e é essa uma de nossas maiores missões – falou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Bacana uma prefeita que realmente pensa no futuro, parabéns

    • Pensa mesmo, desvia tanto da prefeitura que já está com o futuro garantido, mansão, carros, imóveis e como não pensa só nela, tem um coração grande, tem o nepotismo.

Untitled Document