Porto Real realiza audiência pública para discutir Plano de Saneamento Básico

by Diário do Vale

Porto Real
Cerca de 50 pessoas entre autoridades e moradores de Porto Real participaram da audiência pública que discutiu o Plano Diretor de Saneamento Básico. Visando traçar metas de investimento para a universalização do saneamento do município, com o apoio da Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e da Vallenge Engenharia, o plano será encaminhado à Câmara Municipal onde deve ser aprovado para se tornar lei. Estiveram presentes o secretário e subsecretária de Meio Ambiente, Luiz Tavares e Lorena Balieiro, o secretário de Ordem Pública, Aloísio Rocha, o subsecretário de Ação Social e Habitação, Antônio Sebastião da Silva, o Silvinho, os vereadores, Ailton Marques e Bianca Diniz, o consultor da Vallenge Engenharia, empresa apoiadora para a elaboração do Plano, Roberto Garcia Rubio, presidentes de associações de bairro e comunidade em geral.

O Plano de Saneamento Básico é um instrumento estratégico de planejamento e gestão participativa com o objetivo de cumprir a Lei 11.445/2007, que determina que a cidade tenha plano diretor de saneamento e prevê ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem de resíduos sólidos.

Para o secretário de Meio Ambiente, Luiz Tavares, é importante apresentar a versão final e tornar público o Plano de Saneamento Básico do município.

– O plano fornece diretrizes para ações de investimento para o sistema de saneamento até para os próximos 30 anos, porém com revisão a cada quatro anos. Após a aprovação do plano, o município, de acordo com suas prioridades, realizará o início das ações. Nossa meta é a universalização sustentável – garantiu.

Entre as etapas estão o Plano de Trabalho, que prevê o planejamento das atividades; a Leitura Técnica, que é o levantamento de dados, diagnóstico e análise da situação local do serviço de saneamento básico da cidade; visão de futuro, onde são levadas em conta as prioridades e estratégias para o plano assim como a visão da comunidade; a elaboração de diretrizes e gestão e por fim, a Consolidação do Plano.

– É importante a participação atuante da população no Plano de Saneamento de Porto Real, uma vez que a cidade já foi um oásis, mas que atualmente necessita desse plano de saneamento, pois visa sempre o melhor para o município – considerou o vereador e representante do legislativo da cidade, Ailton Marques.

O consultor técnico Roberto Rubio, apresentou o plano e o considera muito próximo do ideal para a cidade.

– Iremos seguir com o cronograma estabelecido. Considero que a colocação de hidrômetros a médio ou curto prazo proporciona justiça social – enfatizou.

A prefeita Cida (PDT) disse que estabelecer metas para melhorar o sistema de saneamento da cidade é uma atribuição do governo municipal.

– A melhoria do sistema de saneamento da cidade é uma atribuição do governo municipal que visa a boa qualidade de vida da população e representa o olhar dessa administração para com os moradores do município. Benfeitorias nesse sistema significam melhora também na saúde – declarou Cida.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996