domingo, 17 de outubro de 2021 - 18:32 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Porto Real recebe testes rápidos para detectar Covid-19

Porto Real recebe testes rápidos para detectar Covid-19

Matéria publicada em 29 de abril de 2020, 17:07 horas

 


Testes rápidos serão disponibilizados aos pacientes suspeitos da Covid-19, no Laboratório Municipal
(Foto: Gustavo de Souza)

Porto Real– O município recebeu 80 testes rápidos do Ministério da Saúde, através do governo estadual do Rio, para detectar o novo conoravírus (SARS-CoV-2). A prefeitura informou que esses testes serão de uso exclusivo em pacientes suspeitos da Covid-19 com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, tosse ou dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.

O teste deve ser realizado apenas em pessoas sintomáticas que receberam diagnóstico de síndrome gripal. O recomendado é que o teste seja feito a partir do oitavo dia desde o aparecimento dos sintomas. O resultado fica pronto em  15 minutos e será disponibilizado no Laboratório Municipal.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, comentou que o teste deve ser feito nesse período porque os anticorpos podem ser detectados com melhor sensibilidade a partir do 7º dia de início dos sintomas, dependendo do método, podendo ser realizado entre o sétimo e o décimo dia.

– Existem limitações e variações de sensibilidade do teste conforme o tempo de doença. A princípio os testes serão disponibilizados apenas no Laboratório Municipal e, posteriormente, nas outras unidades, à medida que o Ministério da Saúde receber mais testes -explicou o secretário.

Público-alvo da testagem rápida 
– Profissionais de saúde em atividade na Atenção Primária à Saúde, hospitais, pronto-socorros e unidades de pronto atendimento.
– Profissionais de segurança pública em atividade (policiais civis, militares, bombeiro e membros ativos das forças armadas.
– Pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade.
– Pessoas com 60 anos ou mais.
– Pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência para idosos.
– Pessoas com 60 anos ou mais com comorbidades (hipertensão, diabetes, etc.) de risco para complicação de Covid-19.
– Demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos.

Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document