Porto Real – A secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro está intensificando ainda mais a luta contra a dengue. Um equipamento denominado UBV(Ultra Baixo Volume) está sendo utilizado pelos agentes de endemias pelos bairros onde detectou-se o maior número de casos e suspeitas de dengue. Freitas Soares, Fátima, São José e Jardim das Acácias vão obedecer a um cronograma de quadro ciclos semanais, isto é, com retorno a cada bairro de sete em sete dias durante quatro semanas.
“O objetivo do UBV é matar o mosquito adulto. O veículo que dispersa o inseticida deve transitar sempre ao amanhecer ou ao entardecer. Esses horários são os de maior atividade do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue”, explicou o responsável pela atividade, Wendell Reis.
A coordenadora de Vigilância Sanitária, Cássia Pitasse, explicou que o cronograma e o número de ciclos podem variar conforme a variação do tempo. “A chuva e os ventos fortes atrapalham a dispersão do inseticida. Por isso, algumas das datas estabelecidas poderão ser alteradas. Como, normalmente, o mosquito transmissor da dengue chega à fase adulta em sete dias, temos que retornar aos locais já percorridos nesse prazo. O cronograma foi feito com base em um mapa que foi traçado pelo estado. O inseticida não possui efeito residual. Esse é mais um motivo de termos que retornar aos bairros”.
“Essa é mais uma maneira de intensificarmos o trabalho contínuo que os agentes de endemias realizam contra a dengue. O UBV será usado para auxiliar o tradicional fumacê. No entanto, é preciso ainda tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. O município não medirá esforços para fazer o que for necessário para o aprimoramento do trabalho contra a dengue, mas para isso é indispensável que cada morador faça também a sua parte”, destacou o secretário de Saúde, Renato Ibrahim.
A prefeita Cida parabenizou o trabalho dos agentes e fez um apelo à população. “Temos que reconhecer o brilhante trabalho desempenhado pelos profissionais da Vigilância Sanitária. Mas, é importante destacar que ainda falta muita conscientização sobre a gravidade da dengue. É uma doença que pode levar à morte e muitos não chegaram ainda a essa consciência. Precisamos nos despertar para as questões relacionadas à higiene, à segurança e prevenção no que se refere aos cuidados em saúde”.
Cronograma Previsto para semana de 11/05
Segunda
Freitas Soares
Terça
Manhã: São José e Fátima
Tarde: Bulhões
Quarta:
Jardim das Acácias
O cronograma poderá sofrer alterações conforme as variações climáticas. O horário da manhã é de 5h as 10h. Já à tarde a atividade começa as 17h e termina 21h.
Cuidados
-Abrir as janelas para o inseticida matar o mosquito adulto;
– Proteger alimentos e utensílios de cozinha;
– Cobrir alimentos e água dos animais de estimação;
– Proteger aquários
– Proteger gaiolas de pássaros;
– Retirar roupas do varal;
– Não deixar as crianças brincarem na fumaça que sai do carro.