sábado, 31 de julho de 2021 - 22:45 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Volta Redonda tem 20% de ocupação de leitos disponíveis para a Covid-19

Volta Redonda tem 20% de ocupação de leitos disponíveis para a Covid-19

Matéria publicada em 17 de abril de 2020, 11:34 horas

 


Levantamento ainda não inclui leitos dos Hospital de Campanha, antigo Santa Margarida e Hospital do Idoso

Em coletiva, diretora da Vigilância Epidemiológica da prefeitura diz que isolamento esta sendo eficaz no combate a coronavírus (crédito Divulgação)

Volta Redonda – Em coletiva, nesta manhã de quinta-feira, 17, o secretário municipal de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirmou que, no momento, 20% dos leitos das redes pública e privada de saúde de Volta Redonda  destinados especificamente para doentes da Covid-19 estão ocupados.

Os dados que embasam a informação dada por Alfredo Peixoto não  incluem o Hospital Regional, que é administrado pela Secretaria Estadual de Saúde, nem as vagas do Hospital de Campanha e do Centro Municipal de Saúde (antigo Santa Margarida) e Hospital do Idoso, porque estes dois estabelecimentos ainda não foram colocados em funcionamento.

Alfredo também disse que a cidade tem vários respiradores em processo de recuperação, e que, por isso, não pode precisar o número exato de equipamentos disponíveis, mas afirmou que o estoque atual seria suficiente para atender ao aumento de demanda esperado.

Isolamento social 

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, apontou que, sem o isolamento social, o município teria pelo menos cinco mil casos confirmados para  Covid-19. Os dados foram estimados a partir do comportamento observado do vírus em que cada pessoa infectada, transmite a doença a pelo menos outras três pessoas e, assim, sucessivamente.

Dessa forma, se não houvesse nenhum isolamento social, a estimativa, feita pela Vigilância Epidemiológica segundo um modelo matemático, indica que a cidade teria 5.533 casos confirmados em 14 de abril – mais do que o total registrado em todo o Estado do Rio.

Se a cidade estivesse com 75% de isolamento social, segundo o mesmo modelo a Vigilância Epidemiológica, o número de casos em 14 de abril seria de 93. Com 50%, seriam 311 infectados,  o que leva a uma estimativa de 60% a 65% de isolamento atualmente.

O modelo matemático usado pela Vigilância Epidemiólogica, no entanto, permite apenas projeções aproximadas, já que inúmeros fatores podem influir na quantidade de pessoas afetadas por cada infectado. Por exemplo, um infectado que trabalhe diretamente com o público, ou que more com uma família grande, vai infectar mais gente até descobrir que está doente; já alguém que more sozinho ou tenha um trabalho que não envolva contato com muitas pessoas vai transmitir menos o vírus.

Além disso, a posição de Volta Redonda como referência regional de comércio e serviços, além das muitas viagens a serviço feitas por pessoas de outros estados e mesmo de outros países à CSN, contribuem para aumentar o risco de contágio.

De qualquer forma, segundo o estudo da Vigilância Epidemiológica e a orientação das demais autoridades em saúde, a adoção do isolamento se destina a remover o maior número possível de pessoas do processo de circulação do vírus.

O objetivo é reduzir o número de pessoas que ficarão doentes ao mesmo tempo, o que é uma forma de evitar que haja mais doentes graves do que respiradores disponíveis.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

6 comentários

  1. Esse prefeito é um brincalhão! Fechou todo o comércio deixando mais de sete mil desempregados , agora vem de mimi…ele juntou com o governador witzel e outros governadores, prefeitos do Brasil tudo com o intuito de provocar um colapso econômico para derrubar o presidente da República, simples assim.
    O preocupação de outros países e com o vírus, aqui é derrubar o presidente! Isolamento social é só para rico, o pobre se ficar em casa morre de fome!

  2. Sei que muitos aqui vão discordar, mas estão fazendo muito terrorismo com essa doença.Se tiverem um pouco de paciência e inteligência, é só fazer pesquisa dos óbitos registrados nos últimos 12 meses.Façam e irão constatar o total de mortos por.: Câncer, infarto, aids, e outras doenças. É assustador o disparate se comparar-mos com o Corona. Desconheço o OBJETIVO rs. Do TERRORISMO que estão fazendo. A Globo então nem se fala.A CASA MORTE POR CORONA eles VIBRAM ao anunciar.Parece até gol do mengão

  3. Com o isolamento q tá sendo feito não faz diferença lojas grandes mercados bancos postos de combustível e etcetera só comprando carro blindado q dá

  4. por favor prefeito passa os números da mega Sena no privado pra mim tb tá querendo pegar o emprego do Sergio Luís Nogueira Dario com a bola de cristal em

  5. Que isolamento?? O prefeito não anda nas ruas?? Ele fechou o comércio e desempregou um monte de trabalhadores, só isso que ele fez. Papo furado de quarentena, o pessoal estava na rua. Viu que fez m, agora que dar uma de bonzinho. Espere as eleições.

    • Fanfarrão, virou vidente para afirmar números ou vai mostrar dados científicos? Unidades de saúde pública com 5 %de ocupação dos leitos e fazendo esse terrorismo destruindo milhares de empregos. Aproveita os últimos meses de mandato.

Untitled Document