domingo, 31 de maio de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prefeito anuncia reforma de escola em Rialto, em Barra Mansa

Prefeito anuncia reforma de escola em Rialto, em Barra Mansa

Matéria publicada em 13 de dezembro de 2017, 17:32 horas

 


Anúncio foi feito durante a apresentação da sexta edição do Jornal Notícias de Rialto feito pelos próprios alunos

Barra Mansa – O prefeito Rodrigo Drable anunciou a reforma da Escola Estadual Municipalizada de Rialto, que, segundo ele, deve ficar pronta até julho do ano que vem. O anúncio foi feito na manhã de quarta-feira (13) durante a divulgação da sexta edição do “Jornal Notícias de Rialto”. Desenvolvido através do Programa Novo Mais Educação, o informativo busca desenvolver nos alunos a capacidade crítica de formar opinião, construir textos, caricaturas, desenhos e ainda debater temas variados que permeiam a sociedade.

– Esse projeto é maravilhoso e nossos alunos merecem que ele tenha continuidade e seja desenvolvido num ambiente adequado. Por isto, em março de 2018, vamos realizar inúmeros reparos e obras nesta escola, substituindo o telhado, hoje com infiltrações, e a instalação de aparelhos de ar-condicionado. Nossa intenção é inaugurar estas melhorias em julho – detalhou o prefeito.

Rodrigo Drable diz que reforma da escola deve ficar pronta até julho do ano que vem (foto: Paulo Dimas)

Rodrigo Drable diz que reforma da escola deve ficar pronta até julho do ano que vem (foto: Paulo Dimas)

A elaboração do jornal, segundo a monitora do projeto, jornalista Beth Melo, humaniza as relações sociais. “Voltado à comunicação como um todo, o projeto pauta questões do cotidiano para serem abordadas no espaço escolar. Dessa maneira, é possível debater sobre temas variados, como violência, cultura, artes e eventos”, explicou.

Segundo informações da diretora da unidade escolar Rita Rocha, o jornal envolveu cerca de 120 alunos, do 1º ao 9º do Ensino Fundamental. “Por conta da proposta, os alunos tiveram sua carga escolar aumentada em 3 horas/dia. Isso corresponde a menos tempo ocioso e/ou na rua”.

O secretário de Educação, Vantoil Souza Júnior, disse da importância do jornal para o desenvolvimento da formação crítica do cidadão.

Durante o evento houve apresentação do Trio de Jazz, do Projeto Música nas Escolas, e do Grupo Abadá Capoeira.

Presenças

O evento contou também com a presença da vice-prefeita, Fátima Lima; do secretário e subsecretário de Educação, Vantoil Souza e Ricardo Rosas; representando a Câmara Municipal, o vereador Roberto Beleza; alunos, funcionários da escola e responsáveis pelo jornal.

O programa

O Novo Mais Educação, Criado pelo Ministério da Educação, tem como estratégia o desenvolvimento de ações que induzam a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. A intenção maior é reverter os índices sociais negativos e as condições de vulnerabilidade social, pobreza e violência, criando alternativas de cidadania à população.

Luiz Rogério, 8 anos, aluno do 3º ano, não escondeu seu entusiasmo com o jornal. “Foi muito legal. Desenhei e, minha figura foi publicada”. Jéssica Domingos, 12 anos, aluna do 7º ano, comentou sobre a oportunidade de aprendizado. “Escrevi textos. Eles foram publicados e confesso, me senti super valorizada. Tenho a intenção de cursar o ensino superior na área de Direito e com certeza, textos bem elaborados vão me ajudar na carreira”, concluiu.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    A educação em Barra Mansa está no CTI, falta competência e envolvimento.

  2. Avatar
    Lucas Araújo Neves (Aterrado - VR)

    Onde Rio Claro entra nessa história ?????

Untitled Document