Prefeito de Barra Mansa ressalta sucesso de primeiras cirurgias de transplante de córnea

by Diário do Vale

Cirurgia: Procedimento ocorreu após habilitação da unidade médica junto ao Ministério da Saúde
(foto: Divulgação)

Barra Mansa – O prefeito Rodrigo Drable e o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, juntamente com a equipe médica responsável pela realização dos dois primeiros transplantes de córnea no município, composta por Ely Regina Brasil e Álvaro Salles, estão comemorando os resultados dos procedimentos. Mas, a satisfação não é somente dele. Já em alta hospitalar, as pacientes Ana Maria de Andrade, de 74 anos, e Delina de Souza Freitas, 70 anos, experimentam uma nova fase em suas vidas.
Delina de Souza relata que já retirou o tampão dos olhos e está fazendo uso diário e constante do colírio prescrito pelo médico. “Ainda está um pouquinho dolorido, mas estou passando bem e muito satisfeita por estar enxergando, de maneira clara. Antes da cirurgia, as imagens eram completamente embaçadas”, disse a paciente revelando que aguardou cerca de um ano pelo procedimento cirúrgico.
Ana Maria de Andrade, também está satisfeita com os resultados do pós-operatório. “Estou fazendo o repouso recomendando e seguindo todas as orientações médicas. Amanhã (sexta-feira) retorno à Santa casa para mais uma avaliação da cirurgia”, detalhou.
Os dois primeiros transplantes de córnea foram realizados na última terça-feira, dia 5, na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa. O procedimento ocorreu após habilitação da unidade médica junto ao Ministério da Saúde. De acordo com Sérgio Gomes, as cirurgias são resultados do processo de habilitação do hospital para a realização de transplantes, que teve início em 2017.
“Os transplantes são o ápice do atendimento especializado em oftalmologia que vem sendo realizado no município por meio do SUS, por determinação do prefeito Rodrigo Drable. Na área da Saúde, este será um grande legado deixado para a população pela atual administração. Também temos que ressaltar o trabalho e dedicação do coordenador médico da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos Humanos, Gilvandro Dias”, ressaltou o secretário.
Sérgio Gomes disse ainda que na outra ponta dos implantes está o mutirão de consultas oftalmológicas que vem sendo realizado há cerca de três meses. “Hoje, temos 15 pacientes inscritos para serem transplantados, mas certamente, outros surgirão a partir do mutirão. Assim colocamos a oftalmologia em nossa cidade num patamar maior, oferecendo tratamento de alta tecnologia aos nossos pacientes, evitando que se desloquem para Sorocaba e outros centros de referência oftalmológica em busca de tratamento”, disse.
No Estado do Rio de Janeiro são realizadas cerca de 100 cirurgias de transplante de córnea por mês, mas a necessidade é ainda maior, sendo necessária políticas para o aumento da doação de córneas e criação de novos centro transplantadores, devido à falta de oferta nos serviços de saúde pública do estado do Rio. Este foi um dos fatores que motivou o processo de credenciamento dos médicos e da Santa Casa junto ao Ministério da Saúde.

Credenciado
Na região Sul Fluminense, o hospital é o primeiro credenciado pelo SUS para realização de Transplante de Córnea, mas também poderá realizar para pacientes particulares e com convênios.
A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos Humanos (OPO) foi implantada no município em 2015 e, é vinculada ao Programa Estadual de Transplante que atua na área de doação de órgãos e tecidos. Até então, a OPO atuava na captação e identificação de doadores nos hospitais do Médio Paraíba.
Segundo o oftalmologista Álvaro Salles, as cirurgias inauguram uma nova rotina na saúde de Barra Mansa.
A tendência é o município se tornar um pólo de transplante na região, podendo atender aos seguintes municípios: Barra Mansa, Angra dos Reis, Areal, Barra do Pirai, Belford Roxo, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Itatiaia, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Queimados, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Sapucaia, Seropédica, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

You may also like

3 comments

Antonio Carlos Peludo 8 de junho de 2018, 05:44h - 05:44

Parabens a todos os envolvidos

Carlos Cesar 7 de junho de 2018, 23:42h - 23:42

Fernanda Chiesse em cargo de chefia, até quando? Queimando o filme da SMS!!!
Cancelar concurso para segurar os incompetentes, triste realidade.

MORADOR ANO BOM 8 de junho de 2018, 10:45h - 10:45

Ela é filha de quem mesmo? so isso responde sua pergunta… o famoso QI, Quem vende a sardinha do Prefeice na radio ?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996