terça-feira, 2 de junho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prefeito de Porto Real esclarece dúvidas da população sobre coronavírus

Prefeito de Porto Real esclarece dúvidas da população sobre coronavírus

Matéria publicada em 23 de maio de 2020, 16:47 horas

 


Porto Real– Na sexta-feira, dia 22, durante uma live em sua rede social, o prefeito Ailton Marques confirmou o oitavo caso da Covid-19 no município. Na ocasião, recebeu a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Kátia Virgílio.

A população pôde esclarecer dúvidas a respeito do novo coronavírus e outros procedimentos adotados para o enfrentamento da doença. O prefeito Ailton Marques salientou a importância da população atenda os critérios dos órgãos de saúde e de distanciamento social.

– Enquanto gestor eu tenho a certeza, a convicção, de que a população merece ser tratada com todo o respeito, deve estar acolhida e bem esclarecida a respeito do que estamos vivendo nessa pandemia. Vivemos um momento delicado por conta da Covid-19 e é dever da gestão manter a população bem informada. O apoio da população neste momento é indispensável e o atendimento aos critérios dos órgãos de saúde também é fundamental. É necessário obedecer às orientações médicas e manter o isolamento e todos os critérios de higiene – afirmou o prefeito que ainda destacou o aumento de casos na cidade.

– Em uma semana dobramos o número de casos. Mas, vale lembrar que também estamos testando mais pacientes, sempre de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde. Adquirimos testes rápidos, porém alguns critérios devem ser obedecidos. O público-alvo a ser testado somente após oito dias de sintomas de síndrome gripal corresponde a: profissionais de saúde; forças de segurança pública em atividade; pessoas acima de 60 anos ou mais; população economicamente ativa de 15 a 59 anos; pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade; portadores de comorbidades de risco para a Covid-19; demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos – falou o prefeito.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Kátia Virgílio, comentou sobre os sintomas da Covid-19 e o protocolo que o paciente deve seguir.

– Esse público-alvo é composto por indivíduos com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada. Admiti-se que idosos, eventualmente, não apresentem febre, mas podem ter a concomitância de outros sinais de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência. Esses sintomas podem ser acompanhados de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória. O teste auxilia o tratamento do paciente suspeito, seguinte todos os critérios do Ministério da Saúde. O teste deve ser realizado apenas em pessoas sintomáticas, que receberam diagnóstico de síndrome gripal. Na própria consulta o paciente acometido pela doença, já sai com o guia de isolamento domiciliar sobre todos os critérios que devem ser seguidos dentro de sua residência como os relacionados à higiene pessoal e de todo o ambiente, em geral, assim como o de distanciamento social. O paciente também sai com atestado médico de 14 dias e passa por monitoramento da Vigilância Epidemiológica e da Unidade de Saúde da Família, diariamente – explicou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Kátia Virgílio, que também falou sobre o papel das barreiras sanitárias como medida de prevenção.

– Nas barreiras existentes verificamos a temperatura e caso a pessoa apresente febre é acompanhada pela Unidade de Saúde da Família de sua referência em Porto Real e se for de outro município é orientado a voltar e procurar atendimento em sua cidade de origem. Nesse caso a Secretaria de Saúde correspondente também é informada que o paciente apresentou febre e a mesma prossegue com os procedimentos de acompanhamento desse paciente – comentou a diretora.

Oitavo caso

A atualização desta sexta-feira, dia 21, traz mais um caso confirmado de Covid-19 no município: uma mulher de 35 anos que encontra-se em isolamento domiciliar acompanhada pelos serviço de Epidemiologia da Prefeitura. Também informa que o exame para o novo Coronavírus da moradora de Porto Real que veio a óbito na última semana deu resultado negativo para a Covid 19. Por essa razão, o número de óbitos suspeitos foi corrigido.para um único caso, ainda que morador de outro município.

Estrutura

Conforme informações da Secretaria de Saúde, o Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis (HGMSFA) adquiriu mais dois respiradores, totalizando oito equipamentos. A capacidade do Hospital é de oito leitos de UTI e, embora a referência seja o Hospital Regional, o HGMSFA recebeu todas as melhorias necessárias para receber o paciente caso seja necessária a internação dele no município.

Comércio abertos irregularmente

A equipe de Fiscalização de Posturas, acompanhada da Guarda Municipal e da Polícia Militar, está realizando o trabalho de fechamento de bares e outros estabelecimentos que funcionam em desacordo com o Decreto de enfrentamento à pandemia. Bares não podem estar abertos, sob hipótese nenhuma. Os estabelecimentos que estiverem permitidos devem obedecer todos os critérios do Decreto. Caso haja qualquer irregularidade os proprietários desses estabelecimentos podem ser multados em até R$2.700 e ainda podem sofrer penalidades como multa, interdição e cassação do alvará. As denúncias devem ser feitas através do telefone da Guarda Municipal: (24) 3353-1245.

Próxima live 

A próxima live acontece na terça-feira, 26, na página oficial do prefeito no Facebook (Ailton Marques) e abordará os assuntos relacionados à Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Plagiando o Romário: esse aí calado é um poeta!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document