Prefeitura de Barra do Piraí apresenta Castramovel e lança projeto ‘PreocupaCÃO’ - Diário do Vale
terça-feira, 21 de setembro de 2021 - 11:41 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prefeitura de Barra do Piraí apresenta Castramovel e lança projeto ‘PreocupaCÃO’

Prefeitura de Barra do Piraí apresenta Castramovel e lança projeto ‘PreocupaCÃO’

Matéria publicada em 22 de maio de 2017, 11:57 horas

 


DSC_7617

Para os animais: Público-alvo do Castramovel foi dividido em quatro grupos, elencados de acordo com a prioridade
(Foto: Divulgação)

Barra do Piraí– A prefeitura apresentou à população, no último sábado, (20), o Castramovel, um ônibus que funciona como uma clínica veterinária sobre rodas e que faz parte do projeto “PreocupaCÃO”, desenvolvido pela secretaria de Comunicação Social, por se tratar de um carro-chefe do governo. O evento aconteceu na Praça Pedro Cunha, popularmente conhecida como Largo da Feira, e reuniu autoridades e representantes da proteção animal do município. O presidente da Comissão de Direitos dos Animais da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Ramos Filho, participou da cerimônia, ao lado do prefeito Mario Esteves.

De acordo com o secretário de Comunicação Social, Felippe Carotta, o Castramovel é o “coração” do “PreocupaCÃO”, um projeto que visa desenvolver políticas públicas voltadas à promoção e à defesa dos animais.

– O objetivo é que o cuidado com os animais se torne uma diretriz permanente do governo municipal, não apenas pelos próximos anos. O prefeito quer deixar um legado para a cidade nesse sentido. Além da esterilização de animais, feita no Castramovel, o projeto vai promover feiras de adoção, palestras e movimentos de conscientização quanto aos direitos dos nossos amigos peludos – explicou.

O público-alvo do Castramovel foi dividido em quatro grupos, elencados de acordo com a prioridade: o primeiro, formado pelos animais de ONGs e grupos da proteção animal; o segundo, animais de acumuladores, que são aquelas pessoas que recolhem cães e gatos das ruas e cuidam dentro de casa; o terceiro, animais de rua, que vivem no Centro ou nos bairros; o quarto, famílias de baixa renda, que não têm condições financeiras de custear a esterilização dos bichos.

– Teremos pessoas ligadas ao projeto, bem como voluntários de ONGs e grupos da proteção animal, que farão previamente um censo nos bairros, identificando os animais de rua, acumuladores e famílias de baixa renda que serão atendidos pelo Castramovel. É importante destacar que, a princípio, somente esses quatro grupos serão atendidos pelo projeto – acrescentou Carotta, ressaltando a parceria com a Universidade Severino Sombra (USS), de Vassouras, que contribuirá com alunos do curso de medicina veterinária, além de especialistas e estudiosos do ramo.

Vereador no Rio de Janeiro, Luiz Carlos Ramos Filho destacou o pioneirismo de Barra do Piraí.

– É o único Castramovel desse porte no estado, com ônibus mesmo, banheiro etc, dentro do que preconiza o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Talvez, o único no Brasil. Estou muito feliz e espero conseguir, em breve, uma conquista como essa para o Rio – disse.

Em seu discurso, o prefeito Mario Esteves rebateu críticas que sofreu nas redes sociais, de que estaria deixando de investir na cidade para investir em animais.

– Se dizemos que estamos fazendo um governo para todos, só é para todos de verdade se inclui as pessoas e o melhor amigo das pessoas. Ou seja, o animal. O cachorro que está sempre do nosso lado, o gato. O aluguel do ônibus vai custar R$ 15 mil por mês à prefeitura, e o benefício à cidade será muitíssimo maior do que isso. Estamos falando em saúde pública, em prevenção de doenças – falou.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

11 comentários

  1. Prefeito toma vergonha na cara e arruma a ponte do bairro da Roseira,gastar 15 mil com aluguel de ônibus e os moradores morrendo por falta de acesso ao bairro.

  2. Carmem lucia Dutra rocha

    Parabéns!agora apareceu alguém que se preocupa com os animais.o que acontece, o ser humano muita das vezes são egoísta so pensam neles os bichinhos também tem que ter os seus direitos eles também são de carne e osso .infelizmente eles são inracionai não tem como se defender.

  3. JÁ QUE ALGUÉM FALOU DE IMPOSTOS…gostaria de dizer amo minha Barra do Piraí-RJ, Afirmo ser a melhor cidade do mundo só acho injusto os imposto serem cobrados com datas para vencimento no pagamento total com descontos… seria bom se o nosso Prefeito que está fazendo diferente e pra melhor ouvir esta minha critica construtiva pois, sou trabalhador tenho orçamento e quero como sempre pagar meus impostos
    mais sinto-me penalizado já que muitos deixam de pagar e depois de anos pagam com descontos de até 100% de multas… ajudem realmente quem vive de salário.

  4. Parabéns! Que VR siga esse belo exemplo.

  5. الفتح - الوغد

    Ótima iniciativa! Cães representam perigo iminente de mordidas e transmissão de doenças. Alguns formam perigosas matilhas, que vagam principalmente à noite e podem acossar transeuntes que estejam em local ermo ou escuro… Nada mais justo e piedoso do que evitar que os animais se multipliquem à própria sorte, sem ter quem os cuide…

  6. o recurso pago e para manter isso….
    custeia sem dúvida alguma

    uma rotária no trevo de entrada ao bairro Califórnia…

    A população sofre para atravessar…motoristas e pedestres…já reclamei com Aciona…nada…
    Já reclamei com represente da Prefeitura nada

    E gastam dinheiro com Isso????
    Vidas alheias ficando vulneráveis aos veículos em alta velocidade…..

  7. Limpa a frente da sua casa pelo menos.

    • clezio Ferreira Gabriel

      Roberto,não sei quem é você , a única coisa que sei é que estou em dia com meus impostos e limpeza é uma delas, sempre tive ótimos relacionamentos com o pessoal da sub prefeitura e nunca deixaram de me atender, não sei se você refere-se a minha pessoa, só pra seu governo tenho 56 anos de califa e tenho orgulho de morar neste bairro aqui conquistei inúmeros amigos e até hoje me orgulho disso um abraço pra ti.

    • Roberto, temos que limpar até a calçada, e olhe lá, pois o lote termina no muro ! Como disse o amigo aí, pagamos para tal e a obrigação é do poder público ! Também moro no complexo Califórnia !!

  8. Clézio Ferrera Gabriel Gabriel

    Não tenho nada contra os animais mas eu acho que o povo do complexo califórnia e barrense estão necessitando é de educação e saúde hahahahahahahahahahahahahahahah fala serio.

  9. Eu quero é limpeza pública, capina, que tirem o lixo da frente da minha casa !!

Untitled Document