quarta-feira, 23 de junho de 2021 - 04:38 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prefeitura de Barra do Piraí inicia programa de castração de animais de rua

Prefeitura de Barra do Piraí inicia programa de castração de animais de rua

Matéria publicada em 22 de janeiro de 2018, 18:36 horas

 


Controle: Mais uma fase do projeto “PreocupaCÃO” acontece na cidade, através do Castramóvel - Divulgação

Controle: Mais uma fase do projeto “PreocupaCÃO” acontece na cidade, através do Castramóvel – Divulgação

Barra do Piraí

Com o objetivo de fazer o controle populacional de animais de rua, promovendo também a saúde e a proteção dos bichinhos, o departamento do Bem-Estar Animal prefeitura deu início a mais uma fase do projeto “PreocupaCÃO”, através do Castramóvel. Nessa etapa, os animais de rua estão sendo atendidos, operados no ônibus e, além disso, identificados com microchips e coleiras.
– Com a castração, evitaremos que os animais se reproduzam, aumentando exponencialmente, a cada ninhada, o número de cães pelas ruas. Já os microchips e as coleiras são para identificá-los e inibir possíveis crimes de maus-tratos e abandono. Com o cachorro ‘microchipado’, saberemos a que comunidade ele pertence, onde viva etc, ao passo em que as pessoas saberão também que aquele animal não está simplesmente à deriva; ele está sendo acompanhado pelo Município”, explicou o diretor interino do Departamento do Bem-Estar Animal, Felippe Carotta. No total, seis animais de rua foram esterilizados. Após as cirurgias, os seis cães comunitários esterilizados no sábado foram encaminhados para lares temporários, onde permanecerão pelo período do pós-operatório, de, no máximo, sete dias. Depois, serão devolvidos ao ambiente, com os cuidados básicos de saúde em dia.
O primeiro bairro atendido foi o Boa Sorte. Neste fim de semana e no outro, o Castramóvel estará no Cantão. O prefeito Mario Esteves acompanhou o primeiro dia de castração dos animais. “O foco número um do projeto sempre foi o controle populacional de animais de rua. Faremos aos poucos, em virtude da necessidade de lares temporários, o que está sendo difícil de conseguir. Mas já demos o primeiro passo e continuaremos avançando. Esse projeto é inédito na região e talvez até no estado do Rio”, afirmou. Os interessados em se voluntariar para contribuir como lar temporário, devem ligar para prefeitura no telefone: (24) 2443-1088 (falar com a Secretaria de Comunicação), ou preencher o formulário online, no site www.preocupacao.barradopirai.rj.gov.br/censo-animal.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document