quinta-feira, 15 de abril de 2021 - 08:55 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prefeitura de Barra Mansa apura denúncia em vacinação contra Covid-19

Prefeitura de Barra Mansa apura denúncia em vacinação contra Covid-19

Matéria publicada em 8 de abril de 2021, 18:37 horas

 


Barra Mansa – A Prefeitura de Barra Mansa está apurando uma denúncia sobre uma técnica de enfermagem que supostamente teria substituído a seringa durante a vacinação contra a Covid-19 em sistema drive-thru, na última sexta-feira (2). A Secretaria de Saúde já acionou a empresa terceirizada responsável pela profissional, que foi imediatamente afastada.

O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, destaca que a ação questionada está dentro do que determina as normas técnicas. “Faz parte do protocolo de qualquer vacinação o ato de aspirar o líquido e guardar o frasco imediatamente. Esse é o procedimento que garante que o imunizante não perderá a validade. A vacina contra a Covid-19 não pode ficar em temperatura ambiente, ela precisa ficar acondicionada em uma temperatura de 8 ºC. A técnica aspirou, mostrou para o munícipe que o imunizante foi aspirado, em seguida ela precisa voltar o frasco para a caixa térmica. O procedimento adotado pela técnica de enfermagem foi o correto, mas para garantir total transparência e lisura, estamos apurando os fatos”.

Dr. Sérgio Gomes também reiterou a importância de a população participar ativamente da vacinação e fiscalizar a aplicação das doses. “As pessoas têm que continuar filmando, olhando o procedimento e ponto final”.

A Secretaria de Saúde aponta que a técnica de enfermagem tem um bom histórico de prestação de serviços, assim como também é referência em sua área de atuação.

O prefeito Rodrigo Drable transmitiu uma live nas redes sociais para esclarecer a situação. Ao lado do secretário de Saúde e com a Marlene Fialho, enfermeira e coordenadora da imunização em Barra Mansa.

O prefeito explicou, com detalhes, sobre o fato: “Eu quero explicar exatamente o que é aquilo ali. A vacina tem uma caixa térmica e tem um termômetro, que mede a temperatura interna da caixa. O imunizante tem que ficar em até 8°C. Então, de vez em quando as pessoas me veem lá correndo, eu vou vendo as caixas e peço para trocar o gelo. A Marlene faz isso sempre, a gente fica sempre de olho, porque não pode passar dos 8°C, e a caixa é aberta toda hora, então, é natural que a temperatura vá se elevando. E aí tem um gelo reciclável, um gelox, que ele é substituído à medida que ele vai descongelando é preciso botar outro para garantir a temperatura”, disse.

Ele afirmou ainda que quando a enfermeira pega a ampola e ela aspira a vacina, ela tem que imediatamente guardar a ampola de volta na caixa.

– A recomendação que a gente dá, isso não é uma norma técnica mas é uma recomendação que nós fizemos aqui em Barra Mansa, é que ela abra a tampa e que ela fique com a vacina em uma mão e a ampola na outra para quando colocar a ampola na caixa, não gerar dúvidas. A enfermeira cometeu um equívoco de segurar a ampola e a vacina em uma única mão e foi com a mão na caixa. Isso fez com que as pessoas pensassem ou ficassem com dúvidas de que trocou as vacinas. Algumas coisas são importantes para deixar claro: depois de aspirar a vacina, ela não pode ficar muito tempo na seringa porque ela perde o efeito. Não tem porque alguém tentar, como algumas pessoas sugeriram, guardar a vacina para vacinar alguém depois isso não funciona. Segundo que ela tem que guardar aquela ampola de volta porque se tiver alguma dose ali dentro, porque a ampola vem com 10 doses, e se ela não guarda, a temperatura vai subir e ela perde a vacina – disse.

Barra Mansa tem um histórico de sucesso na vacinação contra a Covid-19, sendo modelo para outros municípios. As ações de imunização vêm acontecendo diariamente, sem nenhuma intercorrência e todos os profissionais envolvidos seguem rigorosamente os protocolos determinados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). O município já vacinou 25.711 pessoas e aplicou 32.127 doses da vacina.

 

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

18 comentários

  1. Avatar

    Vi o video frame a frame, e no momento que ela está voltando com a seringa pra fora da caixa ainda está azul. Depois que já está com a mão longe da caixa é que muda de cor. Outro detalhe ela entra com a mão na caixa com a seringa segurada pelo dedo indicador e quando volta está com a seringa no mesmo lugar.
    Existe pessoas sim que infelizmente estão prejudicando pessoas burlando a vacina. Mas tomem cuidado para não julgarem profissionais sérios que estão se esforçando para ajudar!

    • Avatar

      Também vi isso … a perda do foco automático do celular pela movimentação da enfermeira eh que da a impressão de ter mudado de cor

  2. Avatar

    Um vídeo não mente , dá pra ver legível que foi trocada por causa da cor do pezinho da agulha. Mas não sabemos quantos estão juntos nessa né!
    Absurdo fazer isso com a vida das pessoas, tem que pegar a dona Celina e fazer exames. Pra comprovar , coitada oq será q foi injetado nela?!

    • Avatar

      Coloquei o video em um programa de edição – AfterEffects e se você assisti em camera lenta ela não troca a seringa. Quando ela se afasta de quem está filmando a cor daquele suporte da agulha não fica tão nítido. Vcs tem que usar programas profissionais pra avaliar um video desse. Peça a alguem que use Premirere ou After Effects ou outro qualquer. Assista quadro a quadro e verá que não troca a seringa.
      Por favor, avisem ao setor audio visual da prefeitura pra fazer um teste. Eu fiz aqui e dá pra ver que ela nao troca a seringa.
      A vida e a carreira dela podem estar em risco por que um video desse deu margem a erro.
      Se vc só tem o WhatsApp pra analisar o video… não vai conseguir ver. Se eu pudesse enviar aqui o video que fiz vocês veriam.

    • Avatar

      Um video mente sim. Pergunte a alguem que trabalha com edição de video e video montagens? Eu coloquei este video em programas profissionais de edição e lá da pra ver que ela não troca a seringa.
      Mas em tempos de WhatsApp quem quer analisar de verdade um video desse. (sabemos que houve casos de má conduta na vacinação) Mas será que a vida dela e a carreira dela não estão em risco por causa de um video que gera dúvida e ninguem analisa junto a profissionais? Nem vou falar da diferença de resolução entre o video e a tela do seu celular.

    • Avatar

      O vídeo não mente, mas engana … pelo movimento da mão não se percebe troca de seringa.
      A mudança da cor azul da base da seringa eh percebido antes, isso porque houve movimentaçao da pessoa na imagem e o celular estava “procurando” o foco automático. Se houvesse uma nova focalização posterior; a cor reapareceria.

  3. Avatar

    Gente confere a imagem a seringa antes de entrar na caixa possui um CANHÃO AZUL, e depois que sai da caixa já não tem esse canhão. Ninguém está falando do frasco e sim da seringa que foi trocada.

    • Avatar

      Rocha as pessoas tem medo de falar a verdade, só cego não vê a lógica da troca, a cor realmente da primeira é verde ou azul. Esses idiotas até que acertam quando fala que somos Bolsonaro só porq falamos a verdade , somos justo.

    • Avatar

      O Dr. Sérgio Gomes, não viu o vídeo direito, ninguém está questionando o retorno do frasco para o cooler, mas a troca da ampola com a vacina, por outra ampola, sabe-se lá, com o que.

  4. Avatar
    Capeta da grota do Santa Cruz

    Terceirizada?! Isso que dá terceirizar, ainda mais em se tratando da área da saúde. Tanto a contratante como a contratada respondem ….

  5. Avatar

    Acredito na menina profissional , não ia se arriscar com a repercussão da outra vez..
    acredito na apuração e na profissional ..

  6. Avatar

    Reparem na seringa, ela tem o encaixe da agulha na cor verde e depois q sai da caixa o encaixe é transparente, tem caroço nesse angu. Se constatar tem que ser presa.

  7. Avatar
    Marcelo Melo Cabral

    Vc. Fumou o que?
    Deve ser BOstonaro
    Kkkkkkk

  8. Avatar

    Deve ser Esquerdista: Joga a Vacina fora para que as mortes caiam na conta do Governo, com a esperança do Bandido de 9 dedos voltar ao Poder. São a favor de igrejas fechadas e contra o tratamento precoce. Podem esperar que o de voces está guardado….

    • Avatar

      Só um cego não viu o que aconteceu!
      Nada tem a ver com o frasco aspirado! A seringa foi trocada!!! É notório o que aconteceu! Vergonha desse lugar sem lei,sem ordem,sem progresso!
      Sempre tentando tampar o sol com a peneira! Ao Sr Prefeito de BM, pára de ser conivente com os erros!!! Tá feio!!

    • Avatar

      É mais um idiota seguidor do genocida indigente cerebral.

    • Avatar

      Verdade, porq Deus não dorme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document