Prefeitura de Barra Mansa incentiva retomada do Conselho Comunitário de Segurança

Por Diário do Vale
48 Visualizações

Barra Mansa – 

A secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa realizou na manhã desta quinta-feira, dia 05, no auditório da ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviço), reunião com representantes de entidades empresariais do município; das polícias Civil e Militar; e de associações de moradores. O prefeito Jonas Marins também participou da reunião, que teve como objetivo incentivar a sociedade civil organizada a retornar com o trabalho do Conselho Comunitário de Segurança Pública. Os vereadores Marcelo Borges e Denilson Câmara também participaram do evento.

“O conselho é formado pela sociedade civil e pelas polícias Civil e Militar. A prefeitura não tem representante pois é um conselho comunitário, mas fiz questão de me envolver e estar aqui para estimular a eleição dos novos membros. Este é um conselho que não está em atividade há alguns anos e tem extrema importância no contexto da segurança municipal, pois a comunidade passa a ter mais voz nessa questão”, comentou Jonas.

Durante a reunião alguns presidentes de associações de moradores ressaltaram a importância da comunidade se envolver no combate à criminalidade. “Lá no meu bairro, nos reunimos com a Polícia Civil e tivemos um pronto atendimento. A comunidade se empenhou em realizar denúncias anônimas e os constantes furtos e assaltos em residências e no comércio tiveram fim”, exemplificou o presidente da associação de moradores do bairro Cotiara, Jaime Márcio dos Santos, conhecido como Márcio Tô que Tô.

O tenente da Polícia Militar, Sidney Bernardes, e o inspetor da Polícia Civil, Alexandre Ribeiro, elogiaram o retorno do conselho, mas lamentaram a ausência do Poder Judiciário no encontro. “Espero que a força do conselho ajude a fazer com que o Poder Judiciário participe das reuniões. Não adianta a polícia trabalhar, prender os responsáveis por crimes e, menos de um mês depois, esses indivíduos estarem soltos nas ruas. As polícias civis e militares, assim como a Guarda Municipal, trabalham em parceria, mas sem o envolvimento do Judiciário fica muito difícil que o resultado seja eficiente”, afirmou o inspetor Alexandre.

O secretário municipal de Ordem Pública, Ueslei Brito, ressaltou que um dos problemas da cidade é o tráfico de drogas. “Espero que esse conselho possa discutir ações de combate ao tráfico, pois o envolvimento da comunidade, principalmente no que diz respeito às denúncias, é muito importante”, acrescentou Ueslei.

Alício Camargo, presidente da CDL BM (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Arivaldo Corrêa Mattos, presidente da ACIAP BM, também frisaram a importância da retomada do conselho. “É muito importante que o conselho volte a funcionar. Há cerca de quatro anos, quando ele ainda existia, era muito útil e nada melhor que presidentes de associações para saber as reais necessidades sobre a segurança dos bairros”, afirmou Alício, ressaltando que há tempos Barra Mansa não tinha um Natal tão tranquilo em termos de segurança, como foi o de 2014.

Arivaldo ressaltou que a ACIAP BM sempre se fez presente no Conselho Comunitário por considerar que a segurança é um assunto que deve ser tratado por todos e de maneira cotidiana. “Fomos até o prefeito e pedimos apoio para a retomada das reuniões do conselho. Acreditamos que segurança pública é um dever de todos. Temos que mostrar aos bandidos que aqui não há lugar para eles, que a cidade está unida e estamos prontos para denunciá-los”, pontuou o presidente da ACIAP BM

Ficou estabelecido que os representantes da sociedade civil organizada que quiserem inscrever chapas para a eleição devem levar documentação completa (RG, CPF e comprovante de residência) até a próxima quarta-feira, dia 11, na secretaria municipal de Ordem Pública, no Parque da Cidade, para inscrição. A eleição deve ser realizada ainda este mês e qualquer cidadão com mais de 18 anos tem direito a voto, desde que esteja com documento de identidade. A eleição deve acontecer na ACIAP BM em data a ser definida.

 

Advertisement

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

SEGURANÇA NOS BAIRROS 8 de março de 2015, 10:29h - 10:29

PREFEITO JONAS, eu gostaria de saber se esse Concelho de Segurança vai funcionar mesmo ou se as pessoas vão se reunir só para tomar café, por exemplo, será que esse Conselho vai até os Bairros e ouvir a Comunidade Local?, espero que seja assim, como acontece em Volta Redonda, pois o SOM ALTO é o maior problema de Segurança que os Bairros estão sofrendo, quando você liga para o 190, o policial diz que é problema da GM, por sua vêz a GM, na maioria das vezes, não tem viatura disponível, e outra, todos nós sabemos que por trás do som alto, temos TRÁFICO E CONSUMO DE DROGA, PROSTITUIÇÃO, INCLUSIVE INFANTIL, FORMAÇÃO DE GANGUES, BRIGAS, PERTUBAÇÃO DO SOSSEGO, Se isso não é problema de POLICIA, como eles falam, então o que é?, NAS PITEIRAS TEMOS TUDO ISSO. é só as autoridades trabalharem em conjunto e quiserem resolver o problema, senão vão continuar somente no bla, bla, bla.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

 

(24) 99926-5051 – Jornalismo

 

(24) 99234-8846 – Comercial

 

(24) 99234-8846 – Assinaturas

Canal diário do vale

colunas

© 2023 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996