sexta-feira, 30 de julho de 2021 - 16:31 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prefeitura de Barra Mansa lança programa de sustentabilidade

Prefeitura de Barra Mansa lança programa de sustentabilidade

Matéria publicada em 7 de maio de 2015, 13:15 horas

 


Barra Mansa- A prefeitura de Barra Mansa, por meio do Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), lançou nesta quinta-feira, dia 07, o programa ‘Sustentabilidade – Compromisso com o Futuro’. A iniciativa tem como objetivo desenvolver nos alunos da rede de ensino pública e privada consciência ambiental sobre questões que envolvam sustentabilidade, especialmente o uso consciente da água e a preservação de recursos hídricos. O lançamento aconteceu na ETA (Estação de Tratamento de Água) Nova, no Centro, e contou com a participação de cerca de 30 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Henrique Zamith.

Além do prefeito Jonas Marins e do diretor executivo do Saae BM, Horário Delgado, estiveram presentes os secretários municipais de Governo, Washington Naves; e de Habitação e Interesse Social, Juarez Magalhães; e o vereador Vicente Carneiro Leão Filho, o Vicentinho. De acordo com Horácio, a primeira etapa do programa terá visitas às instalações da ETA Nova para que os estudantes tenham aulas práticas de Educação Ambiental. “Nosso primeiro foco é o uso consciente da água, despertar essa consciência ambiental nos estudantes. Nas próximas etapas vamos programar visitas ao CTR (Centro de Tratamento de Resíduos) e as ETE’s (Estações de Tratamento de Esgoto)”, informou Horácio.

“Esse programa é de suma importância, pois não podemos fazer nenhuma ação voltada para a sustentabilidade e o meio ambiente se não envolvermos as crianças, afinal de contas, eles é que serão os responsáveis por consertar tudo o que temos feito de errado no nosso planeta”, frisou o prefeito. Jonas lembrou que o município tem feito uma série de ações voltadas para questões ambientais, como a construção das ETE’s e os projetos ‘Produção de Águas’ e ‘Cuidando do Óleo’. “Para quem não sabe, quando assumi o governo, o município tratava apenas 2% do esgoto. Nossa é tratarmos 65% até o final de 2016. Sabemos que ainda é pouco, por isso, contamos com a ajuda de vocês, para serem multiplicadores dessas informações que receberam hoje”, afirmou.

A diretora da Escola Municipal Professor Henrique Zamith, Claudia Sá e Alves, que acompanhou os alunos na visita, elogiou a iniciativa da prefeitura. “Essa é uma oportunidade dos estudantes vivenciarem na prática o que estão aprendendo em sala de aula. Dessa forma, fica mais fácil assimilar os conteúdos. Além disso, através desse programa, eles se conscientizam sobre o que o desperdício de água acarreta ao meio ambiente, quais efeitos na natureza e para o ser humano”, frisou Claudia.

“É muito melhor aprender na prática, porque na sala de aula só sabemos o que acontece através de ilustrações. Todo mundo tinha que visitar a ETA para conhecer como é feito o tratamento de água”, disse o estudante Gabriel Bachur da Silva, de 11 anos, acrescentando que irá passar tudo o que aprendeu sobre o tratamento de água no município para os amigos e familiares.

Já a aluna Thuany Ingrid Rodrigues Fonseca, de 10 anos, estava ansiosa para conhecer a ETA. “Sempre quis conhecer a estação e aprender como é o tratamento da água. Achei muito importante esse programa também por conta da conscientização ambiental, temos que economizar água, pois precisamos muito e ela pode faltar”, comentou.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Morador do Centro

    Estou trocaria quaisquer programas de sustentabilidade pela retirada das PIRANHAS DO Jardim das Preguiças,agora mesmo as crianças matando aula naquele lugar, deve ter umas 50 crianças que
    estudam no novo colégio do centro, ficam se misturando com essas mulheres de vida fácil.
    Acorda Secretaria de Ação Social.

Untitled Document