Prefeitura de Barra Mansa realiza evento de incentivo à preservação ambiental

Por Diário do Vale

Evento incentiva preservação do meio ambiente. (crédito Paulo Dimas)

Barra Mansa – A cerimônia do Pagamento por Serviços Ambientais – PSA Hídrico – desenvolvido na microbacia do Rio Bananal, no distrito de Rialto, acontece nesta segunda-feira, 15, às 18 horas, no Hotel Fazenda Renascer. O evento será presidido pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, e vai contemplar produtores rurais envolvidos no projeto, que já possibilitou a preservação de 40 hectares de Mata Atlântica, além do reflorestamento de outros 20 hectares de área.

A iniciativa além de servir como estímulo aos produtores para a conservação da Mata Atlântica, agrega outros ganhos ambientais, como a produção de água, a renovação do oxigênio e a preservação da fauna e da flora e do ambiente como um todo.

Segundo informações do Secretário de Meio Ambiente os recursos a serem investidos no projeto é da ordem de R$ 1,5 milhão. Eles são provenientes do Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul). Enquanto a verba destinada aos produtores para esta etapa do PSA Hídrico totaliza o montante de R$ 23,4 mil.

O valor também é oriundo do Ceivap e obtido por meio da cobrança pelo uso da água na bacia. “O projeto piloto em Rialto envolveu sete produtores rurais. Eles vão receber proporcionalmente a execução das práticas de conservação e restauração florestal desenvolvidas em suas propriedades”, destacou o secretário, que não descartou a possibilidade de o programa ser ampliado para outras regiões do município.

O PROGRAMA -O PSA Hídrico está contemplado no PAP (Plano de Aplicação Plurianual) como uma das ações prioritárias do Ceivap e tem o objetivo de incentivar à política de proteção de mananciais e sustentabilidade no uso do solo.

A iniciativa prevê a recuperação e proteção de áreas de preservação permanente, o levantamento de áreas críticas e prioritárias para recomposição ou adensamento de matas ciliares e de topos de morro, além da caracterização e recuperação de nascentes e áreas degradas. Inclui ainda a elaboração de diagnósticos, projetos específicos das unidades rurais e o monitoramento de resultados na qualidade e quantidade de água.

Em Barra Mansa, a empresa contratada, por meio de chamamento público, para gerenciar o projeto foi a Azevedo Consultoria. O contrato foi assinado em 2016 e efetivamente, iniciado em 2017.

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

Golias 16 de outubro de 2018, 14:09h - 14:09

Barra Mansa tem que plantar bons políticos.
Só nasce porcaria aqui ou vem de fora mais porcaria ainda.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996