>
sexta-feira, 27 de maio de 2022 - 23:47 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prefeitura de Itatiaia realiza palestra sobre câncer de próstata e prevenção no bairro Campo Alegre

Prefeitura de Itatiaia realiza palestra sobre câncer de próstata e prevenção no bairro Campo Alegre

Matéria publicada em 24 de novembro de 2020, 08:08 horas

 


Evento será realizado nesta quarta-feira e faz parte da Campanha Novembro Azul

O encontro abordará a temática da ‘Saúde do Homem – Foto: Divulgação.

Itatiaia- A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta-feira, dia 25, às 14h, a palestra: ‘Conversando sobre o câncer de próstata e prevenção (Novembro Azul)’, na Academia da Saúde, no bairro Campo Alegre.

O encontro abordará a temática da ‘Saúde do Homem’, especialmente com relação à prevenção ao câncer de próstata, informando sobre a importância dos exames preventivos e as formas de encontrar auxílio nos serviços de saúde.

A psicóloga, Viviane Almeida apresentará a origem e histórico da Campanha Novembro Azul, a importância dos exames preventivos, mitos e realidades, quebra de preconceitos e tabus e ainda saúde emocional do paciente com câncer e família.

— Desde 2019, que realizamos encontros mensais para discussão de temas relativos à saúde emocional, autoestima, autoconhecimento, ansiedade. Espero contribuir para uma melhor qualidade de vida dos participantes — diz a psicóloga.

Já a nutricionista, Dayse Duarte trará informações sobre a alimentação adequada e saudável na prevenção ao câncerde próstata, abordando a importância do consumo dos alimentos in natura e o perigo dos alimentos ultra processados para a saúde.

— Sempre realizamos rodas de conversa sobre temas referentes à saúde e nutrição. Em outros encontros, por exemplo, já trabalhamos a parte de controle de peso corporal, aferimos peso e avaliamos circunferências de cintura e quadril importantes para manter a saúde e bem-estar — ressalta a nutricionista.

O evento é restrito aos participantes inscritos nas atividades da Academia da Saúde, respeitando o distanciamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel e as devidas higienizações do local.

Saiba mais

A equipe do ‘Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB)’ promove há cerca de 2 anos encontros mensais na Academia da Saúde. Devido à pandemia, as atividades interrompidas retornaram em setembro com a campanha do ‘Setembro Amarelo’, e na sequência com o ‘Outubro Rosa’.

Sobre o tratamento:

Em Itatiaia, os interessados em receber orientações sobre o exame devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros e solicitar o agendamento do atendimento. Após esta etapa, os pacientes pré-agendados recebem o serviço de Urologia, na Policlínica todas as quartas, quintas e sextas-feiras, a partir das 13h. A unidade atende aproximadamente 16 pacientes por dia. Mais informações também pelo telefone: (24) 3352-1544.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Orientação e uma coisa, tratamento é outra , que fique claro

    • Tem gente que só procura defeito em reportagens. Parabéns pelo trabalho feito, na região quase não existe trabalhos realizado desse modo. Parabéns aos profissionais que trabalham na atenção primária, principalmente a esse citado na reportagem.

Untitled Document
close