Prefeitura de Itatiaia trabalha para recuperar áreas atingidas pelas chuvas

by Diário do Vale
Queda de barreira aconteceu na estrada que dá acesso a Usina do Funil (Foto: Divulgação PMI)

Queda de barreira aconteceu na estrada que dá acesso a Usina do Funil (Foto: Divulgação PMI)

Itatiaia – O segundo dia de chuvas fortes em Itatiaia manteve a prefeitura em alerta. De acordo com a Defesa Civil na noite de sexta-feira (15), foram identificadas ocorrências nos bairros Marechal Jardim, Centro, Penedo, Vila Odete, Vila Esperança e Maromba.

(Uma casa e outras 15 foram interditadas no bairro com a chuva na noite de quinta-feira)

Em Marechal Jardim um deslizamento de terra bloqueou parte da entrada do bairro. Uma equipe de funcionários já se deslocou para o local para desobstruir a via.

O mesmo aconteceu em Penedo, na Rua Harry Bertell, onde um grande volume de terra fechou o acesso a rua. O montante já foi removido pelas equipes. Assim como na quinta-feira (14), também houve deslizamento de terra no bairro Vila Esperança que já foi contido pelos servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

No bairro Vila Odete, parte da estrada de acesso a Usina do Funil cedeu em três trechos. A secretaria de Obras e a Defesa Civil já isolaram o local e estão tomando as providências cabíveis. Em Maromba o tráfego de veículos requer atenção devido a queda de uma barreira na altura do posto de gasolina. Uma retroescavadeira já está desobstruindo o local, que foi parcialmente obstruído.

– Estamos atentos a todos os chamados. O volume de chuva que vem atingindo a cidade é muito grande. Peço a população que fique atenta e que a qualquer emergência nos acione com urgência – disse o coordenador da Defesa Civil, Renato Henriques.

Os telefones de contato da Defesa Civil são os: (24) 3352-1151 e 3352-1134. Aos sábados, domingos e feriados o órgão pode ser acionado 24 horas através do telefone da Guarda Civil Municipal (24) 3352 6752.

Instalação de pluviômetros

A Coordenadoria de Defesa Civil iniciou na manhã de sexta a instalação de pluviômetros na cidade. Ao todo estão sendo instalados cinco aparelhos, que foram entregues pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O primeiro foi instalado na sede da Defesa Civil e o segundo em Maromba.

Penedo e Parque Nacional do Itatiaia também receberão os aparelhos. O local da instalação do quinto aparelho está sendo definido.

– Esses equipamentos ajudarão muito. Serão fundamentais para que a Defesa Civil obtenha informações precisas para tomadas de decisões que auxiliarão a prevenir possíveis desastres naturais. Realizaremos as instalações o quanto antes, informou o Secretário de Ordem Pública, Luiz Adelino.

(Leia mais: Funil está retendo 400 mil litros de água por segundo)

(Leia mais: Paraíba do Sul atinge mais de dois metros acima do normal e causa alagamentos em Volta Redonda)

(Leia mais: Em Piraí, chuvas provocam deslizamentos e 10 famílias estão desalojadas)

(Leia mais: Princípio de alagamento é registrado no Parque Mambucaba, em Angra)

(Leia mais: Barra Mansa amanhece com ruas e avenidas alagadas)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996