Prefeitura de Quatis receberá recursos federais para atendimento na área de saúde mental

by Diário do Vale
Recursos: Prefeito anuncia credenciamento do Centro de Atenção Psicossocial pelo Ministério da Saúde - Divulgação

Recursos: Prefeito anuncia credenciamento do Centro de Atenção Psicossocial pelo Ministério da Saúde – Divulgação

Quatis

Os cerca de 200 pacientes cadastrados no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) terão mantidas as assistências do atendimento nas áreas de saúde mental. Isso porque o pedido de credenciamento da unidade feito pela prefeitura junto ao Governo Federal acaba de ser aprovado pelo Ministério da Saúde. As informações foram divulgadas ontem (31).
– O município passará a receber mensalmente uma verba mensal de R$ 28.305,00 para auxiliar a prefeitura no custeio do atendimento aos pacientes com problemas emocionais e mentais”, contou o prefeito Bruno de Souza. Até a aprovação do credenciamento da prefeitura, todos os gastos aplicados no funcionamento do CAPS eram pagos pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o prefeito, o atendimento na rede municipal de saúde prestado pela prefeitura aos moradores do município teve influência primordial na aprovação da proposta de credenciamento encaminhada pela Secretaria de Saúde .
– A aprovação de verbas do Ministério da Saúde a favor do CAPS vai continuar garantindo a eficiência dos serviços oferecidos pela unidade e ao mesmo tempo permitirá ao nosso governo uma maior disponibilidade de recursos próprios para investimentos em outros setores, visto que os serviços oferecidos pela unidade eram custeados integralmente pela prefeitura”, ressaltou Bruno. Dos 200 pacientes cadastrados atualmente pelo CAPS de Quatis, 12 são atendidos diariamente, de segunda a sexta-feira, com café da manhã, almoço, atividades físicas, oficinas, reuniões com as famílias e o atendimento médico e realizado por psicólogos. Dez funcionários integram a equipe responsável pela assistência aos pacientes. São eles: psiquiatra, psicólogo, assistente social, servente, cozinheiro, estagiário de psicologia, estagiário de Educação Física, agente administrativo e recepcionista (um servidor de cada um destes segmentos).
Entre os serviços disponibilizados pela prefeitura, e que tiveram influência direta na habilitação do CRAS pelo Ministério da Saúde, estão os módulos do Programa Saúde da Família; a assistência de emergência e com médicos especialistas através de um convênio da prefeitura com o Hospital São Lucas; as unidades básicas dos distritos de Falcão e São Joaquim, ambos na zona rural; o Centro de Fisioterapia; a Casa da Mulher; o Centro Odontológico; e a Casa da Criança.

Novidade

Em breve a Secretaria Municipal de Saúde vai tornar realidade mais uma iniciativa visando aprimorar o atendimento disponibilizado pelo Departamento de Saúde Mental do Município: a residência terapêutica destinada aos pacientes com transtornos mentais. Um dos passos já trilhados neste sentido foi a realização em dezembro do processo de seleção voltado à contratação de um médico psiquiatra, um psicólogo, quatro cuidadores de pacientes e um servente.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996