segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prefeitura de Resende intensifica vacinação na zona rural

Prefeitura de Resende intensifica vacinação na zona rural

Matéria publicada em 25 de janeiro de 2018, 19:10 horas

 


Imunização: Além das equipes que estão fazendo a busca ativa no campo, equipes também estão visitando as indústrias instaladas no município - Carina Rocha

Imunização: Além das equipes que estão fazendo a busca ativa no campo, equipes também estão visitando as indústrias instaladas no município – Carina Rocha

Resende

A luta contra a febre amarela continua em toda a região. Com o intuito de proteger os moradores das regiões mais afastadas que ainda estão expostos ao vírus por não terem recebido a vacina, no município, a prefeitura iniciou esta semana o trabalho de vacinação da população da zona rural contra a doença. As primeiras localidades visitadas pelos agentes foram Visconde de Mauá, Capelinha, Serrinha do Alambari, Fumaça e Pedra Selada, onde foram aplicadas 511 doses.
A decisão de intensificar a vacinação também na zona rural do município, a exemplo do que ocorreu na zona urbana nas últimas semanas, ocorreu porque essas comunidades são as mais vulneráveis, já que os casos da doença registrados este ano no Brasil são de febre amarela silvestre. A doença é transmitida pela picada de mosquitos que vivem na mata, principalmente na copa das árvores e, justamente por isso, os macacos costumam ser as primeiras vítimas da doença, fato esse que acaba servindo de alerta para as autoridades.
De acordo com o Superintendente de Atenção Hospitalar, Aquiles André Touban Romar, o trabalho terá prosseguimento nos próximos dias, quando os agentes visitarão outras comunidades rurais, aplicando as doses únicas de 0,5ml da vacina, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde. Desta forma, a população fica imunizada por toda a vida, sem a necessidade de reforços futuros, diferente das doses fracionadas, que imunizam por oito anos.
Na cidade, 72 mil pessoas já foram vacinadas, devido a um esquema especial montado pela prefeitura e que inclui 35 pontos de imunização, sendo 32 Postos de Saúde, o Centro Municipal de Imunização, a UPA e a Santa Casa de Misericórdia, que passou a integrar a rede vacinal esta semana. Além disso, visando atender à população de forma mais ágil, a prefeitura também montou campanhas volantes que ajudaram a reduzir consideravelmente o tempo de espera nas filas.
Entre elas estão a campanha realizada no Centro Administrativo da Prefeitura, que beneficiou servidores e contribuintes nos dias 18 e 19, e a vacinação que aconteceu na quarta (24) e quinta (25), na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, na Praça do Trenzinho, voltada principalmente para os trabalhadores do comércio. Além disso, a Prefeitura também está deslocando equipes para as empresas instaladas no município para vacinar os industriários. Na quarta (24), 200 trabalhadores da montadora Nissan foram imunizados no primeiro dia da campanha.

Dengue

Além do combate à febre amarela, com a vacinação em massa da população, a prefeitura também continua trabalhando para manter a dengue sob controle na cidade, com baixos índices de notificação como ocorreu no ano passado. Para isso, agentes do Centro de Controle de Zoonoses estão fazendo visitas regulares às residências, bem como distribuindo materiais educativos que orientam a população sobre como se prevenir contra a doença. Desde o início deste ano, mais de 20 bairros já foram visitados. Entre eles estão o Jardim Primavera, Toyota, Jardim Aliança, Vicentina I e II, Santo Amaro, Fazenda da Barra I, II e III, Parque Embaixador, Paraíso, Castelo I e II, Jardim do Sol e Morro do Cruzeiro, entre outros.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document